Em dezembro de 2019, o mundo foi apresentado ao novo coronavírus, que surgiu na China e rapidamente se espalhou por todos os continentes.
Desde então, o cenário tem sido de muitas incertezas, mas analistas estimam que a pandemia e as medidas que estamos tomando para nos prevenir podem mudar para sempre a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ainda não é possível prever como será o mundo pós-pandemia, mas é fundamental nos cuidarmos e tirarmos ótimas lições disso tudo.
Como a Blue está enfrentando a crise do Coronavírus? E quais as expectativas para o futuro?
É o que responderemos a seguir.
Qual o impacto do Coronavírus no meu intercâmbio?
No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou que o planeta começava a viver uma pandemia de coronavírus. O termo “pandemia” refere-se a uma epidemia que se espalhou por vários países ou continentes. Até o momento, pelo menos 177 países ao redor do globo tem casos confirmados de COVID-19.
Diante disso, não é exagero afirmar que o coronavírus tem impactado não só o mercado de viagens e intercâmbios, mas todos os setores da economia, as relações comerciais, diplomáticas e, acima de tudo, as interações humanas.
Mudanças dessa magnitude são uma oportunidade única de recorrer a “Quatro R’s” fundamentais: refletir, ressignificar, reinventar e recomeçar.
Levando isso para o seu intercâmbio, vamos analisar algumas possibilidades:
“Meu planejamento de intercâmbio já está em andamento” ou “Ainda tenho planos de realizá-lo a curto prazo”
A Blue é formada por intercambistas e ex-intercambistas. Então, acredite: nós entendemos a sua expectativa.
Mas, antes, é preciso considerar alguns detalhes.
A OMS tem enfatizado constantemente que a forma mais eficaz de combater a propagação do vírus no momento é o isolamento social. Por isso, governos do mundo inteiro fecharam suas fronteiras internas e externas e determinaram a interrupção de serviços não-essenciais.
Esse cenário levou ao fechamento de escolas (inclusive as de idiomas) e ao cancelamento de voos internacionais, o que, infelizmente, dificulta a realização de um intercâmbio no momento.
Ainda não existe um prazo definido para o fim do isolamento, mas estima-se que ele dure cerca de 3 meses (é o que esperamos!)
Diante disso, a recomendação da Blue é: seu intercâmbio pode esperar um pouquinho. Utilize o seu tempo livre para refletir sobre a melhor data, ressignifique suas prioridades do momento, aproveite a quarentena para reinventar-se e quando tudo isso passar, recomece!
“Tenho planos de realizar meu intercâmbio a longo prazo”
Pensando em longo prazo você, por enquanto, não sofrerá nenhum impacto. Com medidas bem-sucedidas de isolamento social e o avanço das pesquisas na prevenção e tratamento da COVID-19, estamos otimistas que todas as nações reabrirão suas fronteiras e escolas o mais rápido possível e você poderá circular pela Europa com tranquilidade muito em breve.
Como a Blue vai me auxiliar na crise do Coronavírus?
A Blue vai auxiliá-lo exatamente da mesma forma que o fez quando você fechou o seu intercâmbio: cuidando de você em cada decisão de forma personalizada. Entendemos que cada cliente tem necessidades únicas e cada caso exige uma atenção especial.
Nós acompanhamos o seu sonho nascer e continuaremos trabalhando arduamente para que você possa concretizá-lo do jeitinho que sempre imaginou. Seja em um futuro próximo ou um pouquinho mais distante.
Toda a nossa equipe segue trabalhando normalmente em regime de Home Office. E, embora os serviços presenciais estejam suspensos, o nosso atendimento continua o mesmo. Todas as suas dúvidas podem ser respondidas em poucos cliques através dos nossas redes sociais, blog e site. E você pode ter um consultor Blue, literalmente, na palma da sua mão. É só chamar no Whatsapp e abrir o coração!
Já fechei o meu intercâmbio…e agora?
Calma, respira fundo. Você está em boas mãos.
Até o momento, já conversamos com todos nossos intercambistas de março e abril, priorizando as datas de embarque que já estavam agendadas. Como você já sabe, analisamos pessoalmente o projeto de cada cliente e assim será também com os embarques previstos para os meses seguintes.
Simultaneamente, temos acompanhado em tempo real as atualizações em todo o cenário mundial, principalmente, as informações relacionadas aos nossos queridos destinos: Irlanda, Malta e Inglaterra.
Transformamos nossa redação em uma verdadeira central de notícias, onde você pode manter-se sempre bem informado. Fique atento ao Blog da Blue, ao nosso instagram e, claro, não hesite em perguntar tudo que precisar ao seu Consultor Blue.
Entendemos nosso papel como intermediadores na realização de sonhos. Sempre tratamos do assunto com muita responsabilidade e agora não seria diferente.
Qual é a sua situação no momento? Está cogitando uma remarcação? Vai optar pelo cancelamento? Ou quem sabe, deseja renegociar as parcelas?
Sem problemas. Converse com o seu Consultor Blue e nós vamos analisar juntos qual o caminho mais confortável pra você.
No que diz respeito às passagens aéreas, estamos seguindo as normas de cada companhia.
Sou cliente Blue, estou no exterior o que devo fazer?
Se você já está no exterior, é importante tentar manter a serenidade. Lembre-se eu você sonhou muito com esse momento e crises são passageiras.
Além disso, todos os países têm tomado atitudes importantes para tornar a quarentena o menos prejudicial possível.
Muitas escolas tem oferecido a possibilidade de ter aulas online. A Irlanda, por exemplo, disponibilizou um benefício social a todos que perderam o emprego durante a crise do coronavírus. O país também tem adotado excelentes medidas de prevenção, como os horários especiais para grupos de risco nos supermercados, além de orientações mais rígidas de isolamento social.
Malta ainda um dos países europeus com menor incidência de casos e também tem tomado providências fundamentais para a diminuição do contágio. Entre as medidas adotadas estão o fechamento do aeroporto, a interrupção das aulas presenciais, dos serviços não-essenciais e a adoção de horários diferenciados para a rede de transporte público.
O Reino Unido aderiu, recentemente, ao Lockdown (isolamento total). Espera-se que essa medida reduza radicalmente o número de casos e possibilidade de disseminação do vírus.
Nunca esqueça que o time da Blue está sempre disponível para qualquer eventualidade. Em caso de dúvida, acione o seu consultor.
Quero voltar ao Brasil mesmo assim, é possível?
Para muitas pessoas, estar perto da família em momentos como esse é indispensável. E nós entendemos a sua preocupação.
Se deseja retornar ao Brasil, comunique o seu consultor. Assim, a nossa equipe poderá analisar todas as possibilidades disponíveis.
É importante ter em mente que cada escola adota normas específicas de cancelamento e a disponibilidade de voos foi drasticamente reduzida. Não mediremos esforços para auxiliá-lo no que for necessário, sempre seguindo as regras estabelecidas pelas instituições de ensino e companhias aéreas.
Você não está sozinho!
O coração do nosso time de intercambistas-consultores bate na mesma frequência que o seu. Sabemos mais do que ninguém a importância desse sonho. Para a Blue, você não é um “código de reserva” ou um “assento no avião”. Aqui, você tem nome, sobrenome, uma história pra contar e objetivos gigantes a cumprir.
Conte com o nosso apoio e a nossa solidariedade nesse momento difícil. A tempestade vai passar e o sol voltará a brilhar.
E será uma felicidade imensa comemorar essa conquista junto com você.