03.12.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

Empregos para quem está começando a aprender inglês na Irlanda

Aqui no Blog da Blue, você já descobriu como preparar um bom currículo no estilo europeu e também aprendeu a redigir uma Cover Letter para encantar os recrutadores de emprego. 

Com esses documentos em mãos, você estará pronto para partir em busca do tão sonhado trabalho no exterior. 

Então, vamos lá! A partir desse momento, existem alguns cenários possíveis: 

1- Você consegue se comunicar bem em inglês, então busca concorrer a vagas na sua área de formação no Brasil. 

ou 

2- Seu conhecimento da língua inglesa ainda é muito básico (ou nenhum), o que não permite que você almeje um trabalho condizente com o seu currículo. 

Se o seu caso se encaixa no item 2, não se preocupe. Ainda assim, é possível encontrar oportunidades de emprego. Porém, o mais provável é que estas vagas sejam para o setor de serviços relacionados à cozinha, atendimento em pubs e restaurantes, limpeza e manutenção de ambientes, arrumação em hotéis, alojamentos e casas de família, trabalho de baby-sitter, entre outros. 

Há quem se refira a essas funções como “subempregos”. Nós da Blue preferimos utilizar outro termo. 

Que tal “Starter Jobs”?

Talvez esses trabalhos estejam aquém das suas qualificações, mas encare-os como um “starter”, uma porta de entrada para o mercado de trabalho na Irlanda. Além disso, não há nenhum demérito em exercer essas tarefas. Muito pelo contrário!

Essa é uma grande oportunidade de enxergar a vida sob uma nova perspectiva, se desfazer das vaidades, descobrir aptidões diferentes, superar as dificuldades e transformá-las em aprendizado. É também uma chance única de conhecer pessoas de diversas origens e formações, fazer amigos e um bom networking para encontros futuros. A remuneração é decente o suficiente para garantir uma estadia confortável nos seus meses de intercâmbio. 

Listamos a seguir alguns Starter Jobs e suas respectivas descrições para te ajudar a encontrar a vaga perfeita para o seu START no mercado de trabalho. 

Kitchen Porter

As principais atividades de um Kitchen Porter são: realizar tarefas básicas de limpeza o mais rápido possível. Coleta e lavagem de recipientes e panelas. Lavar louças e talheres e garantir que os locais de preparação de alimentos estejam sempre limpos e prontos para uso.

Floor Staff

O termo "Floor Staff" normalmente se refere aos indivíduos que trabalham no setor alimentício (pubs, bares e restaurantes), colocando-se na linha de frente dos serviços aos clientes. Os membros do Floor Staff geralmente lidam com tarefas de atendimento e limpeza de mesas, ajudando recepcionistas ou garçons a garantir uma prestação de serviços com excelência ao cliente

Barista

Os baristas preparam e servem bebidas, como café e chá, e alimentos, como sanduíches, bolos ou biscoitos. Também criam blends de café, explicam os itens do menu aos clientes e mantêm o balcão limpo, sempre garantindo que os clientes estejam confortáveis e satisfeitos. Essa é uma função que exigirá um pouco mais do seu inglês, além de um certificado em um curso de Barista. A Blue tem parcerias com empresas que oferecem esse serviço. Para saber mais, entre em contato conosco.

Cleaner

A função de Cleaner está relacionada a serviços de limpeza como varrer, esfregar ou lavar o piso, pias, banheiros, banheiras, entradas de garagem e balcões. Aspirar a casa, tapetes, estofados e móveis. Semelhante à função de diarista no Brasil.

Housekeeper

Assim como na função de Cleaner, um(a) Housekeeper lida com tarefas de limpeza, mas, principalmente, de edifícios comerciais, como escritórios, hotéis e hospitais. Normalmente, trocam a roupa de cama, mantém salas ou quartos limpos, assim como corredores e banheiros, aspiram, varrem, esfregam, substituem produtos de higiene pessoal e arrumam camas. É o que chamamos de camareiro(a) aqui no Brasil.

Baby-Sitter 

A baby-sitter (babá) deve assumir total responsabilidade pela saúde e bem-estar das crianças quando seus pais estão fora. São encarregadas de todos os cuidados sobre as crianças, desde refeições, higiene e tarefas educacionais. Também cuidam da disciplina e manutenção de registros das atividades diárias das crianças.

Esperamos ter ajudado você a começar a sua jornada por um emprego na Irlanda. Se ainda restou alguma dúvida, não hesite em encontrar em contato com a Blue aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

  • 23.12.2019

    Rodrigo Carvalho Redator da Blue

    Intercâmbio na Irlanda: o que levar na mala?

    Sua primeira missão do intercâmbio começa ainda no Brasil: fazer as malas!Fazer as escolhas certas e se preparar com antecedência pode poupar muita dor de cabeça e evitar que você te...

    LER MAIS
  • 18.12.2019

    Rodrigo Carvalho, redator da Blue

    COMO ENCONTRAR UMA ACOMODAÇÃO EM DUBLIN?

    Um dos maiores receios dos intercambistas recém-chegados em Dublin é não encontrar uma acomodação. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes do mundo inteiro e a disputa ...

    LER MAIS
  • 03.12.2019

    Rodrigo Carvalho, redator da Blue

    TRABALHO NA IRLANDA: COMO REDIGIR UM CURRÍCULO NO ESTILO EUROPEU?

    Seu CV (Curriculum Vitae) e a Cover Letter são, geralmente, a primeira impressão que você deixa para uma empresa ou organização. Esforce-se para dar o seu melhor nesta etapa, afinal,...

    LER MAIS

Solicite seu Orçamento

Vamos lá
QUAL(IS) O(S) PAÍS(ES) DESEJADO(S)?
FALE CONOSCO