03.12.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

TRABALHO NA IRLANDA: COMO ESCREVER UMA COVER LETTER

Para garantir um emprego durante o seu intercâmbio, você vai precisar se apresentar nas empresas irlandesas com dois documentos essenciais: o currículo e uma Cover Letter. Temos um post completo sobre como redigir um bom currículo, que você pode ler aqui.

No post de hoje, é a vez de falar tudo sobre a Cover Letter. Are you ready?

A Cover Letter é uma carta de apresentação, ou seja, é o seu “cartão de visitas” para um potencial empregador. Uma boa Cover Letter apresenta suas credenciais e explica por que você é o melhor candidato àquela vaga de emprego. É uma visão geral de suas habilidades e como elas se aplicam à função.

Mas, não caia na tentação de copiar, na íntegra, as informações do seu currículo. Esse é o maior erro cometido pelos candidatos ao elaborar uma Cover Letter. Lembre-se: ela não deve ser uma “versão descolada” do seu currículo.

Mesmo que o seu CV tenha muitas informações que justifiquem o que você pretende contar na sua carta de apresentação, você deve selecionar, no máximo, 3 ou 4 pontos (por exemplo: qualificações, experiência, aptidão ou características) que você considere necessidades da empresa. Você pode obter essas informações analisando o anúncio da vaga, o site da empresas ou suas redes sociais.

A Cover Letter deve incluir dois pontos importantes: 1- o que você pode fazer pela empresa e 2- o que a empresa precisa e você pode oferecer.

Preparamos um checklist para ajudá-lo a turbinar sua Cover Letter:

  1. Uma Cover Letter não deve parecer uma carta genérica, enviada para várias empresas. Lembre-se de personalizá-la de acordo com as necessidades do empregador.
  2. Não deve haver erros ortográficos, de digitação ou gramaticais.
  3. Deve manter um padrão profissional em forma, estrutura e design.
  4. Não deve ser manuscrita.
  5. Não use papel inadequado, formatos inusitados ou coloridos, nem tamanho de envelope exagerado. Deve ser produzido em papel branco limpo e nítido, de preferência em formato A4.
  6. Evite utilizar um tom arrogante ou desagradável. Nem sempre o excesso de cursos e qualificações é o que torna você a pessoa ideal para a função.
  7. A Cover Letter não ser egocêntrica, mas sim centrada no trabalho ou na empresa.
  8. Tente transformar o "eu tenho" em "eu pretendo". O que você pode fazer pela empresa que criará interesse e despertará o desejo de fazer uma entrevista com você?
  9. A Cover Letter deve incluir seus interesses, habilidades, realizações e o que você almeja alcançar no futuro.
  10. Chame atenção visualmente para suas qualificações, colocando-as em negrito ou utilizando listas com marcadores ou números. Mas, atenção: use esse tipo de ênfase com moderação, apenas para destacá-las quando o leitor der uma lida rápida na sua carta.
  11. Enderece sua carta para a pessoa responsável pela contração, departamento de Recursos Humanos ou gerentes de departamento. Se você não souber o nome da pessoa, ligue para a empresa e descubra o nome e o cargo da pessoa para quem sua carta deve ser endereçada. Isso mostra iniciativa, proatividade e desenvoltura.
  12. Certifique-se de incluir informações de contato - um endereço para correspondência e um número de telefone.
  13. A Cover Letter não deve ter mais do que uma página.
O principal objetivo da Cover Letter é conseguir uma entrevista. Não se esqueça de pedir uma ao final da carta.
E, por fim, não esqueça de tentar um novo contato (de preferência, por telefone) uma semana depois. Importante: deixe claro na Cover Letter que você fará isso. Com tanto profissionalismo e cuidado aos detalhes, é bem provável que a sua carta chame a atenção dos recrutadores e eles decidam dedicar um tempo maior para uma leitura mais completa.

Já sei! Seria perfeito se você tivesse um modelo de Cover Letter para usar como referência, né? 

A Blue nunca deixa você na mão! Encontre um modelo de Cover Letter para download clicando aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

  • 23.12.2019

    Rodrigo Carvalho Redator da Blue

    Intercâmbio na Irlanda: o que levar na mala?

    Sua primeira missão do intercâmbio começa ainda no Brasil: fazer as malas!Fazer as escolhas certas e se preparar com antecedência pode poupar muita dor de cabeça e evitar que você te...

    LER MAIS
  • 18.12.2019

    Rodrigo Carvalho, redator da Blue

    COMO ENCONTRAR UMA ACOMODAÇÃO EM DUBLIN?

    Um dos maiores receios dos intercambistas recém-chegados em Dublin é não encontrar uma acomodação. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes do mundo inteiro e a disputa ...

    LER MAIS
  • 03.12.2019

    Rodrigo Carvalho, redator da Blue

    Empregos para quem está começando a aprender inglês na Irlanda

    Aqui no Blog da Blue, você já descobriu como preparar um bom currículo no estilo europeu e também aprendeu a redigir uma Cover Letter para encantar os recrutadores de emprego. C...

    LER MAIS

Solicite seu Orçamento

Vamos lá
QUAL(IS) O(S) PAÍS(ES) DESEJADO(S)?
FALE CONOSCO