03.12.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

TRABALHO NA IRLANDA: COMO REDIGIR UM CURRÍCULO NO ESTILO EUROPEU?

Seu CV (Curriculum Vitae) e a Cover Letter são, geralmente, a primeira impressão que você deixa para uma empresa ou organização. Esforce-se para dar o seu melhor nesta etapa, afinal, esse é o momento de fazer as suas realizações brilharem.

Os currículos fornecem informações básicas sobre você, seu histórico escolar e acadêmico, experiência profissional, habilidades e realizações. Já a Cover Letter explica por que você quer o emprego e o que faz de você a pessoa certa para ele. Temos um post completo sobre como escrever uma Cover Letter. Não deixe de conferir!

A Blue oferece um workshop a todos os clientes que fazem intercâmbio em Dublin, onde dá dicas de como preparar um currículo e encantar recrutadores de emprego na Irlanda, mas aqui vamos adiantar algumas dicas deixar o seu currículo o mais completo possível.

Em linhas gerais, um currículo no padrão europeu segue a seguinte estrutura:

1 Personal Information (Informações pessoais)

 A seção de informações pessoais deve conter o seguinte: nome completo, endereço, telefone para contato e e-mail. Dados como idade, gênero, estado civil, religião e pretensão salarial devem ser evitados. Não recomendamos também o uso de fotos. Os recrutadores irlandeses buscam privilegiam as qualificações profissionais, independentemente de fatores externos ao trabalho.

2- Career objectives (Objetivos)
A forma mais eficaz de escrever o seu objetivo é personaliza-lo ao trabalho para o qual você está se candidatando. Este item deve enfatizar o tipo de carreira que você está buscando e quais habilidades e experiências o tornam ideal para essa carreira. O objetivo do currículo também pode incluir por onde você passou e para onde deseja seguir sua carreira

3- Work experience (Experiência Profissional)

A seção de experiência profissional do seu currículo é onde você mostra seu histórico profissional. Deve ser preciso, destacar suas realizações e incluir pontos relevantes que provam que você é a pessoa certa para o trabalho.
Lembre-se de enumerar sua trajetória profissional começando da experiência mais recente e terminando pela mais antiga.

4- Aditional Information / Skills / Interests (Informações adicionais, Habilidades, Interesses)

As informações adicionais podem incluir atividades cívicas, prêmios e reconhecimentos, trabalho voluntário ou habilidades culturais, como idiomas ou viagens. Também pode incluir outros interesses ou atividades que possam mostrar liderança, caráter ou qualidades que você considera importantes para sua carreira.

5- References (Referências)

Suas referências são pessoas que podem testemunhar sobre seu caráter, habilidades e aptidões para possíveis empregadores. Preencha esse item com os telefones e e-mails destes contatos. O empregador pode ligar para eles ou solicitar por escrito algumas informações sobre você.

Depois de dissecarmos o conteúdo, vamos a algumas dicas valiosas sobre design, forma, e estilo do discurso de um bom currículo:

1 Mantenha o documento o mais simples possível. Imprima o CV em tinta preta em papel branco tamanho A4
2 Use uma fonte de letra clara e fácil de ler, como Arial ou Times New Roman
3 Utilize, no máximo, duas páginas de informações relevantes sobre você
4 Não minta sobre sua experiência e habilidades. Cedo ou tarde, você será descoberto
5 Envie o CV também para você mesmo para garantir que a formatação esteja correta
6 Se você estiver enviando seu currículo por e-mail, salve o documento com seu nome completo. Evite nomeá-lo com nomes genéricos do tipo 'CV.doc' ou ele passará despercebido na Caixa de Entrada
7 Seja conciso, porque as chances são de que seu CV lido por, no máximo, 30 segundos.

Agora, é só esperar a ligação ou e-mail dos recrutadores e torcer para começar uma linda jornada profissional e pessoal no seu intercâmbio.

Boa sorte!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

  • 23.12.2019

    Rodrigo Carvalho Redator da Blue

    Intercâmbio na Irlanda: o que levar na mala?

    Sua primeira missão do intercâmbio começa ainda no Brasil: fazer as malas!Fazer as escolhas certas e se preparar com antecedência pode poupar muita dor de cabeça e evitar que você te...

    LER MAIS
  • 18.12.2019

    Rodrigo Carvalho, redator da Blue

    COMO ENCONTRAR UMA ACOMODAÇÃO EM DUBLIN?

    Um dos maiores receios dos intercambistas recém-chegados em Dublin é não encontrar uma acomodação. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes do mundo inteiro e a disputa ...

    LER MAIS
  • 03.12.2019

    Rodrigo Carvalho, redator da Blue

    Empregos para quem está começando a aprender inglês na Irlanda

    Aqui no Blog da Blue, você já descobriu como preparar um bom currículo no estilo europeu e também aprendeu a redigir uma Cover Letter para encantar os recrutadores de emprego. C...

    LER MAIS

Solicite seu Orçamento

Vamos lá
QUAL(IS) O(S) PAÍS(ES) DESEJADO(S)?
FALE CONOSCO