04.12.2020

Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

COMO SE TORNAR UM FIGURANTE DE FILMES E SÉRIES NA IRLANDA

Não é novidade para ninguém que a Irlanda está repleta de cenários deslumbrantes e atrai diversos estúdios de cinema em busca de locações para as suas produções. 

Isso abre espaço para a necessidade de um profissional pouco comentado, mas muito importante em qualquer obra audiovisual: o figurante (que, em inglês, é chamados de “extra”). 

Trabalhar como figurante, seja no cinema ou na televisão, não é uma tarefa fácil.  Muitas vezes, o trabalho exige a repetição do mesmo movimento ou ação por longas e exaustivas horas.

Um dia típico de um figurante na Irlanda é de 10 a 12 horas. Em dias mais longos de filmagens, você pode “ficar preso” no set por até 18 horas.  

É exaustivo.  Mas, quem já viveu essa experiência, garante que estar em um set de filmagem é simplesmente inesquecível. 

O que, exatamente, faz um figurante?

Apesar da carga horária intensa, figurantes não têm tantas tarefas a cumprir. É possível até se divertir bastante no set  durante o “tempo livre", enquanto você aguarda o momento de entrar em cena. 

Sua função será, basicamente, aparecer em segundo plano. Seja fazendo parte de uma multidão andando pelas ruas ou participando de um show, balançando os braços na plateia.

A função da figuração é fazer com que as cenas pareçam mais realistas, afinal, o mundo real é feito de pessoas. E pessoas são responsáveis por encher o mundo de vida. 

Para se tornar um figurante, você não precisa de nenhuma experiência, ou habilidade em particular, nem mesmo figurinos específicos  (embora, às vezes, as audições possam exigir que você leve seus próprios itens, como botas de cowboy ou um moletom de determinada cor, por exemplo).

A equipe de figuração é a maioria silenciosa de uma produção cinematográfica e - no geral- não interage com as estrelas do projeto (existem exceções!), mas recebe instruções de diretores, assistentes de direção assistentes de produção.

Normalmente, os figurantes também não recebem falas. Isso costuma ser bem raro e ocorre apenas quando o diretor precisa de alguém para preencher um papel específico ou dizer uma única fala.  Ser selecionado para uma fala, além de empolgante, é muito vantajoso para o figurante, pois isso aumenta o cachê e ainda permite que você coloque esse "papel" em seu currículo. 

Se conseguir uma fala depois de ser selecionado como figurante, você ganhará o status de ator e receberá os créditos de acordo com a função desempenhada. 

Para muitos pessoas, trabalhar nos bastidores de vários programas de TV, filmes e comerciais é uma ótima maneira de complementar a renda e ter uma vida financeira mais estável. Muitos figurantes trabalham regularmente e passam até a se profissionalizar nessa função. 

Depois de começar a trabalhar nessa área, você poderá encontrar muitos outros trabalhos. Sem falar que é uma das maneiras mais divertidas de pagar as contas. Quanto mais você aparece como figurante, mais será selecionado para projetos futuros também.

Ser figurante também é um trabalho flexível.  Dependendo do projeto, você poderá escolher quantos e em quais dias trabalhará naquela semana. Portanto, até mesmo nós intercambistas,  que estamos frequentando a escola ou trabalhando em um emprego de meio período, podemos conseguir alguns “turnos” extras.

Sobre esse assunto, conversamos com Yago Rolim, ex-intercambista brasileiro, que mora há 4 anos e meio em Dublin e já teve a oportunidade de participar de séries de TV famosas mundialmente. 



1- De quais séries você já participou?

Yago: Participei de Game of Thrones, Viking's, Dublin Murders, Winxs entre outras.



2- Como é o processo para se tornar um “extra” de filmes e séries?

Yago: Existem web sites como o The Extras Dept, Movieextras e o próprio Jobs Ireland, onde você consegue se inscrever e manter um perfil sempre atualizado. Alguns são pagos e outros não. Nos pagos, as chances de ser chamado para uma audição são maiores, mas, na versões gratuitas, você também pode encontrar trabalhos com frequência, dependendo da produção.

3- Quais os requisitos na hora da seleção? Existe um biotipo específico?

Yago: Não existe um critério específico. Você pode ser branco, preto, magro, gordo, ou qualquer outro biotipo existente. Depois de cadastrado, você estará disponível para as agências de produção, que enviarão  seu perfil para a equipe de diração do filme ou série. No geral, é o diretor quem escolhe as características que deseja para determinada cena, em determinado dia.

4-Qual foi a parte mais difícil das gravações?

Yago: Foi quando tive que almoçar em pé durante uma filmagem. Pegava o meu almoço entre um take e outro. Era praticamente uma garfada por take!
Cheguei até a pensar que estava sendo explorado e que estavam me tratando mal ou coisa do tipo, mas, olhei em volta e percebi que  os atores estavam fazendo o mesmo que eu. 



5- Você chegou a conhecer ou ter contato com algum ator ou atriz durante as gravações?

Sim. Gravei com Kit Harington (John Snow), Nikolaj Coster (Jaime Lannister) e Peter Dinklage (Tyrion Lannister), todos em Game of Thrones. Pude interagir com eles nas pausas entre uma cena e outra. O Peter (Tyrion) fazia piada o tempo todo, muito gente boa! O Kit era meio quieto, bem parecido com o John Snow mesmo! Hahaha! O Nikolaj (Jaime) ouviu nosso grupo de brasileiros conversando e ficou curioso, então, ele foi lá e começou a conversar com a gente. 

6- Qual é a remuneração média de um figurante?

Yago: A remuneração média é de um salário mínimo por hora (10,10), mas, geralmente as produções te contratam por 10 horas por dia. 
Mesmo que você participe de apenas uma hora de gravação e e for liberado em seguida,  você recebe um  "Full day", que seria o valor total para o dia em que você foi chamado. Por exemplo: se te chamarem para gravar por 10 horas a €100 e te usarem apenas por 1 hora, você receberá €100 de qualquer forma.



7- Você recomenda a experiência? Faria de novo?



Recomendo e faria apenas isso se fosse possível. Tenho  projetos de trabalhar com cinema no futuro, pois é o que amo fazer. E, se tudo der certo em 2021, voltarei a gravar mais séries/filmes.

Boa, garoto! Assim que se fala!

Se assim como Yago, você também sonha em trabalhar com cinema na Europa, deixamos nossa palavra de incentivo:

Embarcar em uma carreira de figurante não significa que você não poderá buscar oportunidades como ator no futuro.  Na verdade, a experiência vai apresentar você a uma variedade infinita de papéis e possibilidades na indústria do cinema e do entretenimento.

Como figurante, você vai se familiarizar com a rotina de assistentes de produção e diretores, terá a oportunidade de acompanhar o funcionamento de um set de filmagem “ao vivo” e até mesmo observar outros profissionais, como operadores de câmera, figurinistas e produtores. 

Mas, lembre-se: seu dia provavelmente começará cedo e terminará tarde. Espera-se que você chegue ao set nas primeiras horas do dia e esteja por perto até quando for necessário. Alguns dias, também será necessário filmar exclusivamente à noite, então, prepare-se para receber uma ligação para uma gravação noturna. Mas, não se preocupe, esse tipo de job costuma pagar bem melhor. 

No fim das contas, o aprendizado dessa experiência incrível vale mais do que qualquer cachê. Fazer parte dessa fábrica de sonhos é algo para levar na memória pro resto da vida. 
E o melhor: você vai poder voltar do intercâmbio dizendo pra todo mundo que viveu uma vida de cinema, com a mala cheia de histórias pra contar! 

Quer fazer intercâmbio na Irlanda? Agende uma consultoria gratuita com o seu Consultor Blue aqui

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

  • 16.01.2021

    Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

    5 LUGARES PARA NADAR E MERGULHAR EM MALTA

    Malta é conhecida como a "joia do Mediterrâneo" e só de olhar para essa foto de capa fica fácil entender por quê.Com algumas das águas mais cristalinas do Mediterrâneo, passar seus d...

    LER MAIS
  • 16.01.2021

    Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

    DICAS DA BLUE: OS MELHORES LUGARES PARA OS AMANTES DE CAFÉ EM DUBLIN

    A cena dos cafés diferentões em Dublin já é uma realidade.Além de uma grande variedade de lugares para comer, hoje a cidade possui um leque enorme de coffee shops especializados nos ...

    LER MAIS
  • 16.01.2021

    Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

    TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O LOCKDOWN NÍVEL 5 NA IRLANDA

    Se você é um futuro intercambista com destino à Irlanda, a essa altura já sabe que o país decretou lockdown Nível 5, o grau mais alto de restrições visando conter o avanço da COVID-1...

    LER MAIS

Solicite seu Orçamento

Vamos lá
QUAL(IS) O(S) PAÍS(ES) DESEJADO(S)?
Fale conosco