INTERCÂMBIO SOZINHO(A) OU ACOMPANHADO(A)? EIS A QUESTÃO

Compartilhe

Fazer um intercâmbio é um grande passo na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa, afinal, você será obrigado a sair totalmente da sua zona de conforto. Para muitos, essa será a primeira vez tão longe de casa e isso já é motivo suficiente para dar aquele friozinho na barriga. 

Quando somamos a essa conta o choque cultural e uma barreira do idioma, muita gente pensa até em desistir da ideia!

E não é isso que queremos, não é mesmo? Você planejou cada detalhe e investiu muito alto nesse sonho. Você não chegou tão longe para desistir agora.

Como lidar com essa insegurança?

Viajar acompanhado(a) do seu parceiro(a) ou até mesmo com amigos pode ser uma experiência muito enriquecedora para todos os envolvidos. Vocês ficarão bem mais próximos e o relacionamento ficará mais fortalecido à medida que enfrentarem novos desafios juntos. Viajar acompanhado é a garantia de ter alguém para relembrar bons momentos e matar a saudade da viagem quando voltarem para casa. Se você for uma pessoa tímida e tem dificuldade de fazer amigos, terá alguém ao seu lado desde o início.

Mas você sabe o que mais tem suas vantagens? Fazer intercâmbio sozinho. Se você está em dúvida sobre qual destino escolher ou qual escola mais faz o seu estilo, simplesmente siga seu instinto. Viajar sozinho é uma constante jornada de autoconhecimento, descobertas e uma  intensa busca por autonomia e independência.

Agora, você deve estar se perguntando: “Ok, Blue…mas qual é a melhor opção para mim?”

No post de hoje, faremos um balanço das maiores vantagens de viajar sozinho ou acompanhado para ajudar você nessa escolha.

Viajando sozinho 

1 – Você pode fazer o que quiser, quando quiser, onde quiser

Antes de tudo, viajar sozinho proporciona algo que não tem preço: liberdade. Mudou de planos na última hora para ir conhecer um castelo medieval no interior da Irlanda? Deu na telha de viajar para praticar mergulho numa piscina natural em Malta? Ok: você poderá tomar essa decisão sem consultar ninguém. Uma das melhores partes de fazer sozinho é descobrir que você não é obrigado a comprometer nenhum dos seus planos por causa de outras pessoas. Essa é uma das raras ocasiões na vida em que está liberado ser um pouquinho egoísta (mas só um pouquinho, tá?) porque só quem pode decidir o seu destino é você!

2- Você vai conhecer pessoas incríveis

Quando viajamos com nossos parceiros ou amigos, a tendência é nos fecharmos na nossa “bolha”. 

Mesmo que você faça novos amigos, as interações com eles dificilmente serão as mesmas. Quem faz intercâmbio sozinho, normalmente, se mostra muito mais disposto a conhecer gente nova, se juntar a outros intercambistas e buscar alternativas para se socializar o mais rápido possível.

3- Você se tornará mais espontâneo e flexível

Ser alguém mais espontâneo e descontraído é algo que o intercâmbio solo também trará para você. A necessidade de se comunicar, interagir e criar laços com novos amigos tornará você mais extrovertido e comunicativo. E o melhor: em inglês! (e quem sabe até nos idiomas do seus novos companheiros de intercâmbio!).

Você também se tornará mais flexível. O ônibus que você costuma pegar atrasou? Quebrou? A chuva atrapalhou os seus planos de um passeio no parque? Não tem problema, todo dia será uma oportunidade diferente de conhecer algo novo. Não será nenhum sacrifício mudar de planos de vez em quando;

4- Sozinho sim, solitário nunca!

Mesmo que não perceba, sempre terá pessoas à sua volta: professores, colegas de classe, companheiros de trabalho, o caixa do mercado, o motorista do ônibus, a vendedora da loja. Se você estiver aberto para as pessoas e oportunidades que cruzam seu caminho, você nunca estará sozinho. Aproveite para praticar o seu inglês puxando papo no balcão do pub, tirando dúvidas sobre um perfume em uma loja, dividindo uma mesa com outro intercambista em um café. As possibilidades são infinitas e todos saem ganhando.

5- Você ganhará experiência, autoconfiança e bagagem cultural

Nada é mais empoderador do que fazer algo completamente sozinho. O simples ato de tentar algo novo, desafiar-se a comer algo inusitado, ou até abordar um grupo de desconhecidos fará você se sentir cada vez mais dono de si.

É completamente natural se sentir um pouco nervoso e deslocado no início de qualquer nova experiência. Mas a boa notícia é que você vai superar isso. Abrace as oportunidades que se apresentarem a você, abrace os momentos mais simples, e você ficará surpreso com o quanto fazer um intercâmbio sozinho pode ensinar sobre o mundo e sobre você mesmo. Deixar de viajar sozinho porque “não conseguiu encontrar ninguém para viajar comigo” vai te privar de viver uma das melhores experiências da sua vida!

Viajando acompanhado

Seja com amigos ou com o namorado (a), fazer intercâmbio acompanhado também pode ter muitas vantagens:

1- Revigora o relacionamento

Em nossa rotina diária, temos outras coisas com o que se preocupar. Trabalho, despesas, família. Nem sempre conseguimos nos concentrar em um relacionamento afetivo tanto quanto gostaríamos. Fazer um intercâmbio com pessoas que amamos é uma maneira de dar um restart,  restabelecer o vínculo e fortalecer a base do relacionamento.

2- Oportunidade de experimentando algo novo juntos

Quando foi a última vez que você fez algo novo com alguém especial? Que tal um tour em cervejarias tradicionais irlandesas, mergulhar na Blue Lagoon em Malta, explorar trilhas e montanhas de tirar o fôlego ou até mesmo fazer um piquenique no parque no fim de semana? Momentos como esse valem mais do que qualquer presente caro. O sorriso de alguém importante para você não tem preço. 

3- Alguém para rachar as despesas.

Existem certas coisas que são simplesmente mais baratas quando você está viajando acompanhado, seja em grupo ou em casal: aluguel de carros, diárias em hotéis e hostels, compras no supermercado. Compartilhar a vida é sempre uma opção para economizar ainda mais.

4- Aprender mais uns sobre os outros.

Dizem que conhecemos o verdadeiro eu das pessoas quando somos colocados em um novo ambiente e uma situação estressante. Ao fazer um intercâmbio acompanhado, você aprenderá como ser muito paciente com o outro, como se comprometer e como lidar um com o outro quando estiverem juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana; você não tem escolha: aprenda a ceder quando necessário ou o intercâmbio dos seus sonhos vai pelo ralo.

5- Situações horríveis se tornam hilárias

Em um intercâmbio, nem sempre as coisas saem como planejado; voos atrasados, reservas perdidas, malas roubadas, perder o trem, se perder pela cidade. Essas são apenas algumas das coisas que podem acontecer. Tudo isso pode parecer horrível (e realmente é), mas ter ter alguém ao seu lado facilita a situação, porque sempre haverá um ombro para chorar e e para morrer de rir quando tudo isso passar.

Esperamos ter ajudado você a decidir qual estilo de intercâmbio mais combina com o seu estilo. Se tiver mais dúvidas, não hesite em chamar o Team Blue, estaremos a postos para auxiliar no que for necessário.

E quando chegar ao seu destino de intercâmbio, não importa se você estará sozinho(a) ou acompanhado(a). Nós vamos adorar ver fotos e vídeos dessa experiência que ficará marcada na sua memória para sempre!

Até a próxima, intercambista!

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais