CORONAVÍRUS: IRLANDA ADOTA NÍVEL 5 DE RESTRIÇÕES CONTRA A COVID-19

Compartilhe

O governo irlandês decidiu na noite de ontem (19/10) que, a partir da meia-noite de quarta-feira, 21 de outubro, toda a República da Irlanda será colocada no Nível 5 do Plano de Medidas contra a COVID-19. O plano é bem similar ao primeiro lockdown, decretado em março, com pequenas exceções, conforme listaremos abaixo:

O Plano de Ação é baseado nas atuais diretrizes de saúde pública, dado o aumento do número de casos em todo o país. O governo visa dar apoio às famílias, mantendo escolas, creches e serviços de saúde não relacionados à COVID-19 abertos, protegendo, assim, pessoas com condições de saúde vulneráveis.

As restrições de nível 5 permanecerão em vigor por um período de 6 semanas.

Dadas as dificuldades que essas restrições impõem aos indivíduos e famílias em todo o país, o risco de perda de empregos, pobreza e falta de moradia é iminente. Por isso, o governo determinou novamente a proibição de despejos e o pagamento de subsídios para indivíduos e empresas afetados pelas restrições da pandemia.

O nível 5 de restrições define o seguinte:

⦁ A recomendação geral é permanecer em casa. As pessoas devem trabalhar de casa, a menos que prestem um serviço essencial no qual a presença física seja necessária 

⦁ É permitido exercitar-se em um raio de 5 km de sua casa

⦁ Pessoas que ultrapassarem o limite de 5km de casa sofrerão penalidades, com exceção dos profissionais de trabalhos e finalidades essenciais.

⦁ De acordo com as recomendações mais recentes do NPHET em relação ao Nível 5, escolas e creches continuarão abertas e são considerados essenciais

⦁ Além disso, reconhecendo o impacto das restrições sobre crianças e jovens, atividades físicas sem contato poderão continuar para crianças em idade escolar, ao ar livre em grupos de 15 pessoas. Todas as outras atividades devem ser apenas individuais, com algumas exceções, que veremos mais adiante.

⦁ Não devem ocorrer visitas às casas ou jardins de outras pessoas (no entanto, haverá o conceito de “família ampliada” (ou bolha de apoio) para grupos definidos de indivíduos, visando apoiar pessoas em risco de isolamento social e / ou doença mental (ver notas aos editores)

⦁ Não será permitido nenhum tipo de reunião social / familiar, com exceção de casamentos e funerais 

⦁ É possível se encontrar com outra família em um ambiente ao ar livre que não seja uma casa ou jardim, como um parque, inclusive para atividades físicas.

⦁ Eventos organizados (internos ou externos) não deverão ocorrer.

⦁ Serviços de varejo essencial e outros serviços essenciais permanecerão abertos. Confira a lista completa de serviços essenciais neste link.

⦁ O transporte público operará com 25% da capacidade para permitir que profissionais essenciais cheguem ao trabalho [o transporte escolar não será afetado].

⦁ Também de acordo com a NPHET, esportes profissionais, de elite e jogos gaélicos entre condados, corridas de cavalos e de galgos (cães) podem continuar a portas fechadas

⦁ Bares, cafés, restaurantes e pubs devem funcionar apenas para retirada no balcão e. Pubs de Dublin que não servem comida devem permanecer fechados

⦁ Hotéis, pensões e pousadas podem permanecer abertos, mas apenas para dar suporte à prestação de serviços essenciais

⦁ Pessoas com mais de 70 anos e pessoas clinicamente vulneráveis ​​são aconselhadas a continuar agindo com prudência. É recomendável permanecer em casa o máximo possível, limitando os contatos a uma rede reduzida de pessoas por curtos períodos de tempo, sempre mantendo o distanciamento recomendável. Ao praticar exercícios ao ar livre, é importante manter uma distância de 2 metros das outras pessoas e lavar as mãos ao voltar para casa. Recomenda-se fazer compras apenas durante as horas designadas, usar máscara e evitar o transporte público

⦁ Serviços religiosos estarão disponíveis online

⦁ Museus, galerias e outras atrações culturais permanecerão fechados

⦁ Bibliotecas estarão disponíveis apenas para serviços online

⦁ Playgrounds ao ar livre, áreas de recreação e parques permanecerão abertos, adotando com medidas de proteção

⦁ Visitas longas a casas e clínicas de repouso estão suspensas, com exceção de visitas necessárias em circunstâncias críticas e delicadas

E AS ESCOLAS DE INGLÊS?

Atualização: 

Com relação às escolas de inglês, o governo irlandês determinou a retomada das aulas na modalidade online, sempre adotando  medidas de prevenção e distanciamento no caso de  qualquer atendimento presencial e essencial no local.

Esta é uma medida excepcional, de curto prazo e temporária devido à pandemia COVID-19.

Uma vez que as restrições voltem ao nível 3 ou inferior na localidade da escolas, os critérios padrão de aulas presenciais serão reaplicados.

Em carta publicada hoje pelo Departamento de Justiça e Igualdade, o governo reforçou  que futuros estudantes que pretendem entrar no país devem esperar até que as aulas presenciais sejam retomadas. Aqueles que optarem por embarcar enquanto o país estiver no Nível 5 de restrições devem estar cientes de que poderão ter a sua entrada recusada, bem como o seu visto negado. Você pode ler a carta do Departamento de Igualdade e Justiça da Irlanda na íntegra acessando este link.(em inglês)

A Blue segue acompanhando os desdobramentos do nível 5 de restrições na Irlanda. Para maiores informações continue acompanhando o Blog da Blue, nossos perfis nas redes sociais ou entre em contato com um Consultor Blue aqui.

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais