Coronavírus: primeiro-ministro da Irlanda anuncia aceleração do plano de reabertura do país

Compartilhe

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, anunciou hoje (05/06) que o plano de reabertura do país será acelerado e terá duração reduzida.

Agora ele passará de cinco para quatro fases.

A partir de segunda-feira (dia 08/06), as pessoas poderão se deslocar para qualquer lugar dentro de seu próprio condado ou a até um limite de 20 km de sua casa. Os limites de deslocamento serão retirados em 29 de junho.

Também a partir do dia 08/06, grupos de até seis poderão se reunir em ambientes fechados ou ao ar livre e grupos de até 15 pessoas podem se encontrar para praticar esportes ao ar livre.

Varadkar reforçou que trabalhar de casa deve continuar sendo a norma. Até 25 pessoas podem comparecer a um funeral, diferente do limite de 10 pessoas da regra anterior.

As bibliotecas públicas também poderão reabrir na segunda-feira e será introduzido um novo cronograma escolar de verão para crianças com necessidades educacionais especiais.

Os playgrounds – desde que tenham supervisão – podem reabrir na segunda-feira e os acampamentos de verão para crianças também estão liberados, mas apenas se não houver aglomeração de  mais de 15 pessoas. Os atletas de alta performance podem retornar aos treinos.

O Primeiro-ministro também confirmou que as lojas podem reabrir a partir de segunda-feira.

“As lojas que quiserem reabrir terão que operar em horários escalonadas, abrindo a partir das 10h30 e reservando um horário especial de atendimento para os idosos, pessoas vulneráveis ​​e de maior risco”.

Os shoppings podem abrir no dia 15 de junho, mas devem tomar precauções para garantir que os clientes não se aglomerem.

“O verão não está perdido e pode ser um verão de esperança se mantivermos o vírus sob controle”, disse Varadkar.

Ele também confirmou que hotéis, restaurantes, resorts e museus podem reabrir a partir de 29 de junho. Templos e igrejas poderão retomar suas atividades, na condição de que tomem com as devidas medidas de prevenção.

Varadkar destacou que pubs e bares não precisarão emitir nenhuma autorização especial para reabrir no dia 29 de junho, quando também reabrirão os restaurantes e cafés.

“Pubs e bares que ofereçam serviço de restaurante podem reabrir” – no entanto, Varadkar enfatizou a importância de não promover grandes reuniões nos bares como costuma-se fazer.

Para o primeiro-ministro, a consciência de cada um se tornará mais importante do que nunca.

“Como disse Cícero, a segurança do povo deve ser nossa mais alta lei. É seguro passar para a fase dois a partir de segunda-feira. Isso foi possível devido aos ​​sacrifícios feitos pela população para diminuir a propagação do vírus. Também estou anunciando uma aceleração do plano de reabertura. O medo estava exercendo uma espécie de força da  gravidade, nos puxando para baixo, mas agora descobrimos que existe uma esperança nos levantando de volta.

“Estamos progredindo. Estamos caminhando na direção certa e conquistamos o direito de ter esperança no futuro ”, afirmou Leo Varadkar, em um discurso cheio de otimismo.

Então, vamos recapitular!

Na Fase 2, a partir de segunda-feira, 8 de junho, entrarão em vigor as seguintes alterações:

– As pessoas poderão deslocar-se dentro de seu próprio condado ou até 20 km de sua casa. Esses limites deslocamento serão aumentados a partir do final de junho.

– Grupos de até seis pessoas poderão interagir em ambientes internos ou externos, contanto que mantenham uma distância de pelo menos 2 metros entre si. Grupos de até 15 pessoas poderão se reunir para atividades esportivas ao ar livre.

– Pessoas com mais de 70 anos ou com condições vulneráveis de saúde, poderão receber um pequeno número de visitas em sua casa, mantendo o distanciamento físico recomendado.

– As lojas reservarão horários especiais para idosos acima de 70 anos ou pessoas de grupos de risco.

-Todas as lojas de varejo podem reabrir, mas o horário de funcionamento será escalonado para aliviar a pressão no transporte público. As pessoas serão incentivadas a comprar nos estabelecimentos locais, fazer compras com a cautela necessária e apoiar as empresas da sua região.

– O número de pessoas permitidas em funerais foi aumentado para 25.

– As bibliotecas públicas começarão a reabrir.

– Os playgrounds também podem reabrir a partir de segunda-feira, e os acampamentos para crianças estão liberados, desde que não haja reunião de mais de 15 pessoas.

A Irlanda, mais uma vez dá uma aula de como lidar com a crise do coronavírus. Com apoio massivo da população e medidas enérgicas do governo, o país vem colhendo os frutos do bom trabalho realizado por todos.

IMPORTANTE: Embora as fases do plano de reabertura tenham sido aceleradas, o recomeço das aulas foi mantido apenas para o início do ano letivo europeu, no mês de setembro.

Não temos dúvidas que o seu intercâmbio na Irlanda é apenas uma questão de tempo. E você já pode começar o seu planejamento hoje mesmo. Converse com um Consultor Blue aqui.

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais