Saint Patrick: sua história e a origem do Saint Patrick

Compartilhe

O dia 17 de março, é o dia de St. Patrick, uma data muito simbólica para  irlandeses espalhados pelo mundo inteiro. Por isso, é costume acontecerem festas nos quarto cantos do planeta, mas, principalmente, na Irlanda, nos Estados Unidos e no Canadá. Feriado público desde 1903 na Irlanda, o dia 17 de março é a ocasião para celebrar o aniversário da morte de São Patrício (385-461), o evangelizador da Ilha Esmeralda, e também é o momento de dar boas-vindas à primavera com desfiles, músicas e danças. 

Diz-se que Maewyn Succat, mais conhecido como Saint Patrick, nasceu por volta do ano de 385 na Grã-Bretanha, provavelmente na Escócia. Ele é considerado o fundador do cristianismo irlandês e  seu passado mistura história e mitos. São Patrício teria sido sequestrado aos 16 anos por piratas e vendido como escravo a um druida irlandês (sacerdote celta) que o tornou pastor.

Segundo a lenda, depois de encontrar Deus em um sonho, ele decidiu fugir para a costa da Normandia para estudar teologia e tornar-se padre. Ele começa a seguir os ensinamentos de São Germano de Auxerre e passa a acompanhá-lo em suas missões. São Germano o recomendou ao Papa Celestin I, que posteriormente ordenou que São Patrício evangelizasse a Irlanda. Ele voltou para lá em 432, a fim de converter os reis irlandeses e depois tentou explicar ao rei Aengus o conceito da Santíssima Trindade (pai, filho e Espírito Santo) por meio de um trevo (atual símbolo nacional). É importante enfatizar que a crença cristã não era uma novidade na Irlanda, pois missionários da Grã-Bretanha e Espanha já haviam chegado à ilha no final do século IV.

Uma outra lenda conta que São Patrício conseguiu a façanha de expulsar todas as serpentes da Irlanda. Os biólogos, porém, afirmam que jamais existiram serpentes na Irlanda. É mais provável que as serpentes  sejam uma metáfora para se referir aos druidas, cujas crenças pagãs foram consideradas do mal. Durante sua missão, São Patrício foi ordenado bispo e ergueu muitos mosteiros.

Depois disso, ele partiu para Roma em 444, encontrou o papa e voltou à Irlanda para fundar seu próprio bispado: a catedral do bispado de Armagh. Após um longo período de evangelização, ele decidiu se aposentar em Downpatrick, na Irlanda do Norte, onde morreu em 17 de março de 461.

De feriado religioso à festa nacional

Antes de ser uma ocasião festiva e comercial, o Dia de São Patrício é também – e acima de tudo – um dia sagrado, no qual os fiéis costumam ir à missa e usar um trevo no bolso direito. Foi no século XVII que a Igreja Católica reconheceu São Patrício como um feriado religioso. Em 1631, o Papa Urbano VIII declarou oficialmente o dia 17 de março como o dia de São Patrício e o tornou parte do calendário cristão. Este dia acontece durante a Quaresma (40 dias de jejum), mas é permitido quebrar o jejum nesta ocasião. Quando cai em um domingo, as celebrações são transferidas para segunda-feira.

Só muitos anos mais tarde é que a data se torna algo patriótico e popular. O dia 17 de março foi declarado feriado na Irlanda em 1903 por um ato do parlamento britânico (o Bank Holiday Ireland Act), de autoria do deputado James O’Mara. É dele também a iniciativa de uma lei que proíbe a abertura de bares neste dia, lei que permaneceu em vigor até a década de 1970. Desde a independência da Irlanda em 1921, após 700 anos de domínio britânico, o feriado se tornou um dos símbolos da identidade nacional irlandesa.

Festas e tradições de Saint Patrick’s Day

Um fato curioso é que a primeira celebração de Saint Patrick não foi realizada em solo irlandês, mas nos Estados Unidos, em Boston, em 1737. Na Irlanda, o primeiro desfile só ocorreu em 1931. Desde então, várias grandes cidades organizam suas próprias comemorações  como Dublin, Cork, Limerick, Galway, Derry, Kilkenny e Waterford.

O Dia de São Patrício também é comemorado no Canadá, em Montreal, que desde 1824 recebe o maior desfile do país. Em Chicago, há mais de 40 anos, as águas do Rio Chicago são coloridas de verde. O desfile de Nova York é o maior celebrado no mundo. Em 2006, apresentou um desfile de 150.000 pessoas, assistido por 2 milhões de espectadores. A popularidade do Saint Patrick’s Day na América é resultado da grande emigração irlandesa do século XIX.

Em 1995, o governo irlandês decidiu transformar o desfile em um festival de cinco dias! O primeiro festival em 1996 reuniu mais de 430.000 irlandeses. Tradicionalmente, consiste em desfiles, fogos de artifício, música e dança irlandesas. A cor verde é quase um item obrigatório, assim como o trevo, chapéu e roupa de Leprechaun.

O Leprechaun é um pequeno duende com cerca de 30 cm de altura, barba ruiva e roupa verde. O nome vem da palavra irlandesa “lechorpan”, que significa “homenzinho”. No popular folclore irlandês, essas criaturas são seres muito pequenos, muitas vezes representados com barba branca e chapéu. Eles geralmente são personagens travessos e carismáticos. Diz a lenda que, se um deles for capturado, ele é obrigado a revelar seu tesouro ao pé de um arco-íris 

Em 2020, infelizmente, as celebrações do Saint Patrick’s Day foram suspensas na Irlanda como forma de prevenir a propagação do COVID-19. Mas o que realmente fica no nosso imaginário é a alegria do povo irlandês, que é tão apaixonado pelo seu país e sua tradições.O dia de Saint Patrick desperta em nós uma atmosfera de magia e nos faz voltar a ser criança.

E é por isso que temos absoluta certeza que essa felicidade vai voltar a ocupar a ruas históricas da Ilha Esmeralda muito em breve. Estamos juntos nessa?

HAPPY SAINT PATRICK’S DAY!

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais