Como encontrar uma acomodação em Dublin?

Compartilhe

Um dos maiores receios dos intercambistas recém-chegados em Dublin é não encontrar uma acomodação. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes do mundo inteiro e a disputa por um cantinho para morar pode ser intensa e, às vezes, desgastante. 

Mas, não entre em pânico! Com o planejamento correto e seguindo as dicas que a Blue preparou neste post, você não terá problemas para encontrar um lugar para aproveitar o melhor de Dublin, seja o seu intercâmbio de curta ou longa duração.

Então, vamos lá?

1. Leve em consideração a localização da sua escola, mas não se limite a isso

É essencial conhecer a área em onde você vai estudar antes de procurar por acomodações. Em um cenário ideal, o melhor é que você more próximo à escola para economizar com transporte e nem precisar acordar muito cedo para não se atrasar para os seus compromissos. 

Mas sabemos que, na vida de um intercambista, nem sempre, o cenário ideal é possível ou cabe no orçamento. Embora, uma “boa localização” tenha o objetivo de facilitar e limitar suas opções, é importante lembrar que o conforto e a distância são relativos. Portanto, existem muitas opções de acomodações distantes do centro que podem ser muito confortáveis.

Além disso, saiba que Dublin é muito bem servida de transporte público de qualidade. Com o Dublin Bus, o Luas (metrô de superfície) e o Dart (rede de trens da Irlanda), você consegue acessar qualquer região de Dublin e cidades vizinhas com muita facilidade. E para quem prefere passeios ao ar livre, ainda é possível utilizar as bicicletas compartilhadas da Dublinbikes

Para ajudar você a se localizar melhor, observe o mapa abaixo com a divisão dos distritos de Dublin e suas respectivas localizações:

Imagem retirada do site Move to Dublin

Repare que a numeração dos bairros de Dublin não seguem uma sequência lógica de distância. Dublin 2, por exemplo, fica bem ao lado de Dublin 8.

A inusitada numeração das casas em Dublin

Fique atento ao procurar um endereço pela cidade. Isso porque residências são numeradas de uma forma um pouquinho diferente em Dublin.

Casas com números pares ficam de um lado da rua e as ímpares do outro.

Até aí, tudo bem, já que muitas cidades no Brasil também seguem o mesmo padrão.

Acontece que, em Dublin, edifícios, condomínios, fábricas, prédios comerciais, galpões e similares não recebem numeração. Ou seja, caso você esteja em frente à casa de número 25 e continuar andando por uma rua inteira de prédios comerciais, só encontrará a casa número 27 após passar por todos esses estabelecimentos!

Portanto, anote essa dica para não se perder em Dublin. E tenha paciência com os amigos que chegarem atrasados aos compromissos.

Ou melhor, espalhe essa dica para os amigos e evite atrasos!

2- Capriche na escolha da acomodação para as suas primeiras semanas

Ao entrar na Irlanda, um dos documentos que você precisará apresentar no aeroporto e na imigração é a carta da acomodação. A autorização para permanecer no país é concedida quando você comprova – entre outras coisas-  uma estadia de, no mínimo, uma semana em território irlandês. 

Por isso, ao fechar o seu intercâmbio, a Blue oferece também a possibilidade de reservar uma acomodação temporária.  No geral, recomendamos aos estudantes que reservem esse tipo de acomodação pelo período de duas semanas, para que tenham tempo suficiente de providenciar uma moradia definitiva. A Blue, claro, cuida desses detalhes pra você. Nossos parceiros oferecem duas modalidades de moradia temporária: a acomodação estudantil e a estadia em casa de família

Acomodação Estudantil é um serviço oferecido por empresas parceiras da Blue Esses alojamentos podem acomodar vários estudantes e, geralmente, incluem sala de jantar, sala de estar com televisão, banheiro, cozinha, área de lazer e quartos individuais ou coletivos. É uma ótima oportunidade de interagir com estudantes de todo o mundo e ter a experiência de viver de forma independente, mas em um ambiente seguro e supervisionado.

acomodação em casa de família (ou homestay) consiste, basicamente, em se mudar para a residência de uma família anfitriã (host family) e morar com ela! A vantagem deste tipo de acomodação é que você tem direito à alimentação, um lugar aconchegante para dormir e manter suas roupas limpinhas e mata a saudade da sensação de estar em um ambiente familiar. Essas casas costumam ficar nos subúrbios de Dublin, mas existem muitas rotas de ônibus disponíveis para chegar ao centro facilmente.

Cabe a você decidir o tipo de acomodação que mais se adequa ao seu perfil, mas o Team Blue também pode te ajudar nessa decisão. Não hesite em conversar com um dos nossos consultores sobre as suas dúvidas. Nós podemos fazer juntos um balanço dos prós e contras de cada acomodação, baseado no seu estilo de vida, para que você faça a escolha certeira e sem transtornos.

Ao final das duas semanas, pode acontecer de você ainda não ter encontrado uma acomodação definitiva, mas, não tem problema. Existe sempre a possibilidade de prolongar um pouco mais o seu tempo na acomodação estudantil ou homestay. Novamente, o seu consultor Blue poderá te ajudar nessa negociação. A renovação desse tipo de acomodação está sujeita à disponibilidade das vagas.

Hora de procurar um lar para chamar de seu (ou quase isso!)

Quando falamos em acomodação definitiva, estamos nos referindo, no geral, aos apartamentos compartilhados, o tipo de moradia mais popular entre intercambistas.

O processo consiste em, basicamente, buscar uma vaga, candidatar-se, passar por uma breve entrevista com os companheiros de acomodação ou landlord (proprietário do imóvel), fazer um depósito inicial como garantia e arcar com as despesas compartilhadas como: aluguel, contas de energia, gás, internet, etc. Você terá direito a um quarto e poderá desfrutar das outras dependências do apartamento junto com os seus roommates.

A entrevista com o landlord costuma ser bem tranquila. Em geral, ele está mais interessado em saber como você pagará pelo seu quarto, qual sua fonte de renda, sua ocupação e outros assuntos mais burocráticos. Em uma entrevista com companheiros de acomodação, o papo é sobre você, seus hábitos, hobbies, estilo de vida e comportamento em determinadas situações. É praticamente um Big Brother; seus roommates te colocam no paredão e você precisa provar porque você merece ficar na casa! 

Portanto, se você gostou da acomodação, faça os seus futuros companheiros gostarem de você! 

Por onde começar as buscas?

Fique tranquilo. O nosso time de consultores Blue é todo formado por ex-intercambistas e intercambistas (sim, parte da nossa equipe ainda está vivendo essa experiência de perto!). Eles tem muita experiência quando o assunto é procurar acomodações em Dublin. Assim que você chegar por aqui, receberá todas as orientações para economizar tempo e buscar as vagas onde elas realmente estão!

De forma geral, os anúncios de vagas são mais frequentes nos grupos de facebook, grupos de Whatsapp e também no instagram. São grupos fechados e com boa reputação, onde estudantes trocam informações, diariamente, em tempo real. A Blue tem acesso a muitos desses grupos e nosso team ficará muito feliz em compartilhar o “caminho das pedras” com você.

Importante: Ao procurar acomodação em grupos do facebookwhatsapp ou instagram, certifique-se de que o anúncio contenha fotos recentes do local e, acima de tudo, visite o lugar PESSOALMENTE para verificar se as fotos correspondem à realidade. O time da Blue não aconselha nenhum intercambista a fechar sua acomodação “à distância”. Faça tudo pessoalmente!

3. Seja específico em sua busca!

Não comece sua pesquisa às cegas, com objetivos genéricos e muito menos caia na tentação de escolher a primeira opção disponível. Defina cuidadosamente suas necessidades, avalie seu orçamento e seja criterioso quanto à estrutura que você espera de uma acomodação.

Quais áreas procurar?

As áreas mais populares para se morar incluem Dublin 1 e Dublin 2, pois estão no centro da cidade. Áreas próximas a essas duas zonas, como Smithfield, Rathmines, e Christchurch (Dublin 4, 6, 7 e 8) também são muito populares, ficam a uma curta distância do centro e estão repletas de restaurantes, parques, pubs e lojas maravilhosas nas proximidades.

Existem poucas áreas (como em qualquer cidade!) que são mais perigosas, portanto, ao encontrar um quarto para alugar, faça uma pesquisa prévia no Google para verificar a reputação da vizinhança antes de pagar qualquer quantia. Além disso, você poderá contar com todo o time da Blue para conseguir as melhores dicas. Já mencionamos aqui que eles são mega experientes, né? O lema aqui é: intercambista cuida de intercambista!

Qual o custo para alugar um quarto?

Valores são muito relativos e podem depender de uma série de fatores, mas vamos a uma estimativa:

O aluguel de um quarto compartilhado em Dublin pode custar de 300 a 450 euros por pessoa, mensalmente.  Esse é, inclusive, o tipo de experiência que nós sempre recomendamos a todos que estão chegando. Encare como um investimento: além de mais econômico, em um quarto compartilhado, você faz amigos pra vida e ganha o bônus de morar com pessoas de nacionalidades diferentes para praticar seu inglês nas horas vagas.

Ah, lembra que falamos sobre o depósito inicial?

Quando você decide alugar no quarto, pagar um depósito (geralmente o mesmo valor do aluguel). Planeje-se para esse investimento extra, afinal é como pagar dois aluguéis em um único mês. Porém, fique tranquilo: caso você não cause nenhum dano à propriedade, esse depósito é devolvido integralmente quando você decidir deixar a acomodação.

4- Fiquei interessado em uma acomodação…e agora?

É hora de agendar uma visita. Ao chegar na acomodação, verifique se as instalações estão de acordo com o esperado, inspecione tudo com calma, observe cada detalhes e não deixe nada passar despercebido. Lembre-se que você irá morar naquele espaço, então não se limite a analisar o quarto; avalie também o restante da casa: sala, cozinha, banheiros, aquecedor, itens de segurança e tudo que você considerar importante.

Sempre que possível, mantenha contato direto com o proprietário (landlord). Recomendamos que você alinhe previamente, de maneira muito clara, todas as informações relevantes, como o valor do aluguel, seus dados, validade do contrato e regras de convivência. Em negociações feitas diretamente com os landlords, é rara a utilização de um contrato formal. A prática mais comum é o uso de Rent Books. O Rent Book é um documento que registra detalhes sobre a locação e anota todos os pagamentos de aluguel a serem realizados. Geralmente, o Rent Book vem no formato de livreto e funciona como um controle das transações realizadas entre locador e locatário.

Caso o aluguel seja feito por meio de uma imobiliária, solicite sempre a sua cópia do contrato. Esta é a maneira mais segura de se precaver de esquemas e fraudes. 

Observação: certifique-se que a quantidade de pessoas ocupando o apartamento e os quartos corresponde ao que foi anunciado e também à sua necessidade e seu estilo de vida.

Lembre-se que, além do aluguel, você precisará arcar com a sua parte pelas contas da casa, que podem ser cobradas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com o estabelecido em contrato. Fique atento aos prazos e aos serviços que serão cobrados.

5- Muito cuidado com os golpes!

Em cidades como Dublin e Cork, a quantidade de estudantes em busca de acomodação tem aumentado, mas o número de acomodações disponíveis não tem crescido na mesma proporção. A ansiedade e o medo de não encontrar um lugar para morar são um prato cheio para golpistas, que se aproveitam da vulnerabilidade emocional dos estudantes para receber pagamentos online por acomodações não alugadas ou que nem sequer existem.

Portanto: em nenhuma hipótese, pague adiantado por qualquer tipo de acomodação. Desconfie de estruturas extremamente comerciais ou promessas facilitadas de pagamento.

O Órgão de Defesa do Consumidor da Irlanda tem alguns bons conselhos sobre como identificar golpes de aluguel de acomodações.

Você também pode consultar a página Scamwatch – uma iniciativa do abrigo Threshold, da União dos Estudantes da Irlanda e também o site da Daft.ie. Você encontrará ótimos conselhos sobre como evitar ser vítima de golpes de aluguel de imóveis.

Esperamos que, com essas dicas, você possa encontrar a melhor acomodação possível em Dublin e possa desfrutar tudo que a cidade tem para oferecer com muita comodidade, conforto e segurança. 

Ainda não chegou à Irlanda, mas tá louco pra vir? Conta pra nós quais são os seus planos, clicando aqui.

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais