12.07.2022
Rodrigo Carvalho - Redator da Blue
Imagina poder circular livremente por vários países da Europa sem a necessidade de apresentar o passaporte a cada fronteira?
Se você está planejando uma viagem ou intercâmbio no Velho Continente, provavelmente já sabe que isso é possível graças ao Tratado Schengen.
No post de hoje, explicaremos tudo sobre esse espaço e suas principais regras de circulação.
O que é o Espaço Schengen?
O espaço Schengen é uma área da Europa composta por 26 países que concordaram em abolir os controles em suas fronteiras para permitir a livre circulação sem restrições de pessoas, mercadorias, serviços e capitais, seguindo regras comuns de controle nas fronteiras.
Espaço Schengen é o mesmo que União Europeia?
Não, nem todos os membros da União Européia (UE) ou países europeus fazem parte do Espaço Schengen. Tratam-se de duas zonas diferentes.
No entanto, mais da metade dos 50 países que estão na Europa fazem parte do bloco.
Quais países fazem parte do Espaço Schengen?
Acompanhe a lista em ordem alfabética:
Alemanha;
Áustria;
Bélgica;
Dinamarca;
Eslováquia;
Eslovênia;
Espanha;
Estônia;
Finlândia;
França;
Grécia;
Hungria;
Islândia;
Itália;
Letônia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Noruega;
Países Baixos;
Polônia;
Portugal;
República Checa;
Suécia;
Suíça.
Importante:
Como podemos observar, com exceção da Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, todos os demais países que integram o Tratado Schengen fazem parte da União Europeia.
Quais países europeus NÃO fazem parte do Tratado de Schengen?
Acompanhe a lista em ordem alfabética:
Albânia;
Andorra;
Bielorrússia;
Bósnia e Herzegóvina;
Bulgária;
Cazaquistão
Chipre;
Croácia;
Irlanda;
Moldávia;
Mônaco;
Montenegro;
Macedônia do Norte;
Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte;
Rússia;
San Marino;
Sérvia;
Turquia;
Ucrânia;
Vaticano.
CURIOSIDADES:
Apesar de Vaticano, Mônaco e San Marino não fazerem parte do Tratado Schengen, é possível entrar e sair de seus territórios sem a necessidade de apresentar documentos.
Vale destacar também que existem países que fazem parte da União Europeia, mas não integram o Espaço Schengen: Chipre, Croácia, Bulgária, Romênia e Irlanda.
Regras para circular no Espaço Schengen
1- Cidadãos dos países-membros do Espaço Schengen podem circular livremente no espaço, como se fosse um único país.
2- Turistas - incluindo nós brasileiros - podem circular nesta zona por até 90 dias (consecutivos ou alternados) em um prazo de 180 dias.
3- Os 90 dias começam a valer a partir do dia de entrada e a contagem termina quando você deixa a área. Por exemplo: você pode passar 15 dias na Itália e ainda terá 75 dias para visitar qualquer outro país do Espaço Schengen dentro do período de 180 dias
4- Ao desembarcar no primeiro país europeu que faça parte do Espaço Schengen, você deve apresentar o seu passaporte (e outros documentos) na imigração.
5- Uma vez carimbado na entrada, o seu passaporte só será carimbado novamente quando você deixar o Espaço Schengen, sem a necessidade de apresentar a sua documentação novamente a cada fronteira interna.
Por que isso acontece?
Devido ao acordo entre os países-membros, a checagem do primeiro país é o suficiente para permitir o trânsito em todo o território do Espaço Schengen.
Documentos necessários para entrar no Espaço Schengen
Certifique-se de apresentar a versão original e impressa dos seguintes documentos:
ETIAS: novo visto e mudanças à vista
Até 2022, viajantes brasileiros têm livre acesso ao Espaço Schengen sem nenhuma exigência adicional. No entanto, a partir de 2023, será implementado o ETIAS, uma autorização Eletronica de viagem, com o objetivo de manter um controle mais rígido das fronteiras europeias.
O ETIAS será emitido de forma rápida e totalmente online, mediante ao pagamento de uma taxa.
Saiba tudo sobre o ETIAS neste post.
——
Fique por dentro de tudo que acontece nos nossos destinos e nossas promoções do momento no Blog da Blue e através das nossas redes sociais.
Para consultoria gratuita e orçamento personalizado, clique aqui.
28.07.2022
Rodrigo Carvalho - Redator da Blue
O governo britânico planeja implementar um esquema de Autorização Eletrônica de Viagem em inglês, ETA), que exigirá que os viajantes solicitem uma permissão para visitar o país, incl...
LER MAIS29.06.2022
Rodrigo Carvalho - Redator da Blue
Depois de dois longos anos de espera, finalmente, todos os nossos destinos já reabriram suas fronteiras. Mas, como a pandemia ainda não terminou, ainda é necessário tomar alguma...
LER MAIS21.06.2022
Rodrigo Carvalho - Redator da Blue
Se você é uma pessoa com deficiência e sempre sonhou em fazer intercâmbio, esse post foi feito especialmente para você!Estudar e trabalhar no exterior é uma oportunidade única de apr...
LER MAIS