IRLANDA: PESSOAS DE 18 A 34 ANOS PODERÃO RECEBER VACINA EM FARMÁCIAS CREDENCIADAS

Compartilhe

Boas notícias não param de chegar da Irlanda!

Segundo o Health Service Executive (HSE). Departamento de Saúde irlandês,  pessoas com idade entre 18 e 34 anos poderão optar por receber a vacina de uma dose da  Johnson & Johnson (Janssen) em farmácias credenciadas a partir da próxima segunda-feira

O ministro da Saúde, Stephen Donnelly, afirmou que cerca de 750 farmácias em todo o país oferecerão o serviço. Quem deseja garantir sua dose, deve reservar com antecedência em uma unidade pertencente à lista que pode ser visualizada aqui .

Após o anúncio, as farmácias passaram a receber uma avalanche de ligações de pessoas interessadas em  realizar seus cadastros. Segundo o TD Róisín Shortall, muitos farmacêuticos foram “pegos de surpresa” pela mudança.

O ministro fez um apelo para que o público seja paciente com o cronograma porque “no momento, não há doses suficientes para todos em julho”.

Ele também pediu às pessoas que lembrem que o processo tem sido ágil, mas, também é logisticamente muito complexo. “Não funcionará perfeitamente ” – completou o ministro.

A decisão faz parte de uma mudança no conselho do Comitê Consultivo de Imunização Nacional (Niac) para permitir que pessoas com menos de 40 anos recebam as injeções da J&J e AstraZeneca, à medida que a Irlanda busca ampliar a implantação da vacina. Além disso, vale ressaltar que a disseminação da variante Delta ainda é uma preocupação no país.

A preferência do Niac seria que pessoas com idades entre 18-49 recebessem vacinas de mRNA, como Pfizer ou Moderna, devido ao baixo risco de coagulação sanguínea representada pelas injeções de adenovirais.

No entanto, dada a urgência de completar a vacinação do maior número de pessoas possível, a AstraZeneca e a J&J passam a ser uma opção viável para pessoas mais jovens em busca de proteção.

Para as autoridades de saúde, a imunização em farmácias para a faixa etária dos 18 aos 34 anos  representa uma “aceleração significativa” do programa de vacinação da Irlanda.

E as novidades não param por aí

O portal de registro online do HSE para vacinas de mRNA será aberto para pessoas de 30 a 34 anos na próxima sexta-feira. A estimativa atual é de que pessoas com idades entre 25 e 29 anos poderão se registrar para receber a vacina no início de agosto, com o grupo de 18 a 25 anos a partir de meados de agosto.

Até o momento, 60.000 doses da vacina J&J foram distribuídas para cerca de 700 farmácias, com mais 70.000 doses disponíveis em curto prazo, se necessário, sergundo o HSE. Anteriormente, as farmácias vinham destinando as vacinas para pessoas com mais de 50 anos que ainda não haviam recebido a primeira dose ou dose única ou estavam inicialmente, com receio de se vacinarem. Cerca de 7.000 doses foram administradas a esse grupo até o momento.

Saiba tudo que está acontecendo nos nossos destinos através do Blog da Blue, nossas redes sociais ou através do seu consultor Blue aqui 

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais