Coronavirus: Primeiro-ministro britânico anuncia novas medidas de reabertura para o Reino Unido

Compartilhe

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson confirmou hoje (05/04) a reabertura de alguns serviços não essenciais a partir do dia 12 de abril. No entanto, alertou que o Reino Unido ainda está “um pouco distante” de um retorno pleno à normalidade.

Em uma coletiva de imprensa realizada na Downing Street, o primeiro-ministro deu o sinal verde para a segunda etapa do roteiro de reabertura do país. 

Johnson também confirmou que uma série de eventos piloto ocorrerá nas próximas semanas e incluirão “três ingredientes”: comprovante de vacinação, imunidade ou um teste negativo.

Ele enfatizou que as pessoas deverão apresentar um desses comprovantes caso queiram frequentar pubs e cabeleireiros na próxima semana, ou outros serviços a partir de 17 de maio.

Sobre viagens internacionais, Johnson reforçou que a população precisa ser “realista”, já que os casos continuam aumentando em vários destinos populares entre viajantes, sendo inviável estabelecer uma data certa para o reinício das viagens internacionais.

“Eu gostaria de poder dar mais informações sobre isso, mas não há  dados sólidos suficientes sobre o vírus” – disse o primeiro-ministro. 

Questionado se a exigência de testes de COVID continuaria após 21 de junho, Johnson disse: “Acho que depende do sucesso contínuo da vacina(…)” 

“Se as coisas continuarem indo bem(…), a vida vai começar a voltar para algum grau de normalidade”

Com isso, as principais mudanças a serem implementadas a partir do dia 12/04 são: 

  • Os pubs terão permissão para reabrir suas áreas ao ar livre, mas todos terão que fazer o check-in no aplicativo Test and Trace do NHS.
  • Embora pubs, cafés e restaurantes reabram, os clientes só poderão sentar-se ao ar livre, com número de pessoas limitado a seis. 
  • Reabertura de estabelecimentos não essenciais, como salões de beleza e manicure. 
  • Pubs e restaurantes ficarão, inicialmente isentos, de solicitar comprovantes de vacinas ou de testes negativos. A princípio, essa comprovação será exigida apenas para pessoas que frequentam teatros, cinemas, clubes, eventos esportivos e festivais de música em um segundo momento. 
  • Atrações ao ar livre, como zoológicos e parques temáticos, serão reabertos antes do início do verão, assim como bibliotecas e centros comunitários. 
  • O número máximo de pessoas permitidas em casamentos e velórios também será ampliado para 15.

Testagem em massa é o caminho 

Como o novo sistema exigirá testes de COVID negativos para a reabertura da economia,  todos na Inglaterra serão incentivamos a fazer um teste duas vezes por semana.

 Os kits de teste gratuitos serão disponibilizados em farmácias locais, centros comunitários e serviços de delivery, quando o novo regime entrar em vigor, no dia 9 de abril.

Com a maior parte da população adulta recebendo a vacina, o governo acredita que o teste rápido de toda a população e um sistema de certificação do status da Covid no país ajudará a manter o controle sobre a pandemia, permitindo que mais restrições sejam aliviadas. 

Mantenha-se sempre bem informado sobre o combate à COVID-19 em nossos destinos através das nossas redes sociais e atualizações do Blog da Blue. 

Para planejar seu intercâmbio na Inglaterra, solicite seu atendimento gratuito com um dos nossos consultores! 

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais