9 coisas que você precisa ver e fazer em Gozo – Malta

Compartilhe

Malta é um destino muito popular entre intercambistas porque, além de ter o inglês como língua oficial, é um país rico em história, cultura e, principalmente, belezas naturais.


No geral, as ilhas maltesas ficam repletas de turistas, portanto, se você quiser ficar longe da agitação, precisa visitar a ilha de Gozo. Com paisagens espetaculares, lindas praias e locais históricos, Gozo vai ficar guardada pra sempre na sua memória!

Ramla Bay

areia Vermelha

Ramla Bay, Gozo | © Jose A./Flickr

Conhecida como a melhor praia de Gozo, Ramla Bay é a única praia verdadeiramente arenosa de Gozo, com sua inconfundível areia dourada e águas incrivelmente cristalinas, Por esse motivo, o local costuma ficar muito movimentado no auge do verão (em um cenário sem pandemia, claro!),, então é melhor chegar cedo pela manhã ou tarde da noite para evitar multidões. É possível alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis e existe um bar e um trailer de sorvete estacionado na entrada da praia. Se todo esse paraíso não for suficiente, dê um pulinho na Caverna Calypso, que fica bem próxima, assim como as ruínas  de uma vila romana construída há quase 2.000 anos.

Vinícola Tal-Massar

2536245915_80d4e70949_c

Vinho tinto e Bruschetta Maltesa na Vinícola Tal-Massar | © sandrosamigos / Flickr

Uma das atrações turísticas mais conhecidas de Gozo é o tour pela Vinícola Tal-Massar, onde é possível aprender sobre os vinhos produzidos no local, o processo de vinificação e a história da vinha. O vinhedo em si é lindo, com vista para o mar ao longe. Mas, o melhor é que os visitantes  podem participar da degustação de vinhos acompanhados por três iguarias tradicionais de Gozo – galletti (biscoitos gozitanos) com molhos, queijo de ovelha gozitano e pão tradicional com tomates secos ao sol e azeite gozitano prensado a frio.

 Basílica de Nossa Senhora de Ta ‘Pinu

Basílica Ta 'Pinu

Basílica Ta ‘Pinu | © CEphoto, Uwe Aranas / CC-BY-SA-3.0 / WikiCommons

Existem muitas igrejas maravilhosas em Gozo, mas a Basílica de Nossa Senhora de Ta ‘Pinu é uma das mais espetaculares. Localizada na extremidade  de uma falésia à beira-mar, ela proporciona vistas de tirar o fôlego, em  um ambiente de paz e tranquilidade. Suas origens são desconhecidas, mas os registros datam de pelo menos 1534. Além da  ampla variedade de cerimônias, a Basílica chama a atenção pela sua arquitetura e esculturas. A entrada é gratuita, mas é necessário cumprir algumas regras:  os visitantes não devem usar shorts e as mulheres devem cobrir os ombros em respeito às tradições religiosas.


Pratique mergulho

Gozo é cercada por uma fauna e flora marinha rica e diversa. De penhascos íngremes a cavernas ou bancos de corais, você terá muito o que explorar ! Várias espécies podem ser vistas durante um mergulho: moreias, golfinhos, polvos, arraias, peixes-papagaio e muitos mais. Os corais podem ser encontrados em arcos e em cavernas. Entre os lugares mais populares  para mergulhar em Malta estão: Wied il-Għasri, Daħlet Qorrot, Blenheim Bomber Wreck destroços de avião da  Força Aérea Inglesa, da Segunda Guerra Mundial) e Crocodile Rock e Coral Cave. A empresa Gozo Aqua Sports Dive Center, em Marsalform, oferece muitos tipos diferentes de cursos de mergulho e passeios, tudo por preços bem acessíveis.

 A Cidadela

A Cidadela é uma cidade fortificada no coração de Victoria, em Gozo. A área foi habitada desde a Idade do Bronze e era conhecida na época medieval como Gran Castello. As primeiras fortificações da Cidadela foram construídas em 1500 aC e as atuais foram construídas em 1622, portanto, é um local rico em História. Aproxime-se dos parapeitos para ver vistas espetaculares de praticamente toda a ilha, explore os túneis profundos e escuros da fortificação (se você for corajoso o suficiente!) E visite a bela Catedral da Cidadela, a Catedral da Assunção.

Torre Dwejra

A Torre Dwejra é uma pequena torre de vigia na Baía de Dwejra que foi construída com um propósito bastante específico: impedir que qualquer pessoa não autorizada colhesse o “fungo melitensis” (fungo maltês) da área. Isso porque acreditava-se que esse fungo tinha  propriedades medicinais únicas. A torre foi concluída em 1652 e é uma das quatro torres restantes construídas pela Ordem de São João. Por volta de 1715, a torre foi transformada em uma bateria costeira com uma plataforma de armas voltada para o mar. Recentemente restaurada por Din l-Art Ħelwa (Organização que cuida do Patrimônio Histórico de Malta), a torre está agora aberta ao público e conta até com  um restaurante de comida tradicional maltesa.

Templo Ggantija

Patrimônio Mundial

Altares nos templos de Ggantija | © tpholland / Flickr

Um dos sítios arqueológicos mais importantes nas ilhas maltesas, o Templo Ggantija é na verdade um complexo de templos megalíticos e neolíticos construído em calcário, abrigando dois templos construídos lado a lado. O maior é o mais antigo e mais bem preservado dos dois, datando de cerca de 3600 aC. Para se ter uma ideia, eles são mais antigos que Stonehenge e as pirâmides do Egito, com mais de 5.500 anos. Acredita-se que tenha sido um local de um culto à fertilidade, já que existem muitas histórias folclóricas em torno dos templos.

Explore as cavernas

Como a estrutura geológica das ilhas maltesas é constituída principalmente por calcário, existem muitas cavernas de várias profundidades e niveis de dificuldades. É possível mergulhar em cavernas em locais como a Shrimp’s Cave, Billinghurst Cave or Coral Cave, onde você vai poder encontrar muitos peixes e outros animais. Existem também muitas cavernas sem a opção de mergulho, como a Ninu’s Cave, Xerri’s Grotto and Calypso Cave, onde, segundo a lenda, a ninfa Calypso, doente de amor, seduziu Odisseu na épica Odisséia de Homero. Formadas em calcário coralino superior, essas cavernas contêm muitas estalactites e estalagmites, bem como vistas deslumbrantes.

Entrada da Calypso Cave | © Carole Raddato / WikiCommons

Visite as Salinas

A costa norte de Gozo é conhecida pelas suas  salinas naturais e quadriculadas que se projetam para o mar. Algumas das salinas ainda estão em uso e você pode testemunhar o sal sendo extraído do mar. Depois de coletado, o sal é armazenado e processado nas cavernas ao longo do litoral. As formações rochosas e a paisagem dispensam comentários! O passeio também é uma ótima oportunidade de aprender muito sobre a história local, já que as salinas de 350 anos foram passadas  de geração em geração pelas famílias.

Salinas de Gozo | © Thyes / wikicommons

Gostou do passeio de hoje? Essas são apenas algumas das maravilhas que Malta reserva pra você.

Agende seu atendimento online e gratuito com um dos nossos consultores e comece a planejar seu intercâmbio em Malta. 

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais