Final feliz à vista: Irlanda anuncia novas atualizações

Compartilhe

Em um pronunciamento transmitido em rede nacional de televisão, o primeiro-ministro irlandês  Micheál Martin disse que “o fim (de tempos difíceis) está próximo”, já que 82% da população deve receber sua primeira vacina contra Covid-19 até o final de junho.

Martin aproveitou a oportunidade para confirmar que o Nível 5 do lockdown permanecerá em vigor até o dia 5 de abril.

Sobre a prorrogação do lockdown, ele  pediu a compreensão de todos e reforçou que a medida visa garantir que, uma vez reabertas, as atividades não voltem a fechar novamente. 

Após o dia 5 de abril, o governo irá considerar a flexibilização do limite de 5 km de deslocamento e também das restrições para reuniões e esportes ao ar livre.

Quanto à vacinação, Micheál Martin declarou o seguinte:

“Haverá um grande aumento do programa de vacinação. Ao final de abril, até 40% das pessoas com mais de 18 anos terão recebido sua primeira dose. No final de maio, até 64% das pessoas terão recebido sua primeira dose.

No final de junho, até 82% dos adultos terão recebido pelo menos uma dose. Até 60% estarão totalmente vacinados nessa fase”.

 Segundo Martin a nova variante do vírus vinda do Reino Unido é praticamente “um novo vírus e um grande problema, mudando totalmente a dinâmica das estratégias de combate à doença. 

 Embora a Irlanda permaneça no Nível 5 de lockdown, três diferenças importantes devem ocorrer:

– retorno gradual das atividades escolares;

– a expansão da reabertura de creches;

– a retomada de serviços de saúde e assistência social para outras doenças, além da COVID-19. 

O cronograma de reabertura de escolas e creches seguirá as seguintes datas:

 1 de Março:

Retorno das aulas para crianças de 4 a 6 anos e da educação especial e alunos em preparação para o Leaving Certificate Exam (equivalente ao nosso ENEM, guardadas as devidas proporções). 

 8 de março:

 Retorno das aulas para alunos em idade pré-escolar. 

 15 de março:

Data prevista para o retorno do restante do retorno das crianças de nível primário – da 3ª à 6ª série- junto com os alunos do quinto ano do ensino fundamental.  Essa data será revisada.

 29 de março:

 Creches (crianças de zero aos seis anos) e crianças em idade escolar (até 14 anos) poderão reabrir.

 12 de abril:

Data prevista para o retorno dos alunos do ensino fundamental: alunos do 1.º ao 4º ano.

IMPORTANTE: Até o fechamento desta publicação, não foi divulgado o posicionamento das escolas de idiomas. 

O Gabinete também aprovou planos para estender o auxilio-desemprego até o final de junho.

O Governo deve remanejar pessoas com comorbidades e doenças graves de para o topo da lista de prioridades para vacinação.

Como disse o próprio primeiro-ministro irlandês, bons ventos estão voltando a soprar na Ilha Esmeralda. Com a colaboração da população e aceleração da campanha de vacinação, a tendência é que tenhamos resultados cada vez mais animadores daqui pra frente. 

Disciplina e paciência são as palavras-chave. O seu intercâmbio na Irlanda é apenas uma questão de tempo. 

Para manter-se sempre bem informado sobre o combate ao coronavirus nos nossos destinos, acompanhe o Blog da Blue, nossos perfis nas redes sociais ou fale diretamente com o seu consultor Blue aqui

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais