Começou a contagem regressiva para o transporte público gratuito em Malta!
A partir de 1º de outubro de 2022 Malta se tornará o segundo país da União Europeia a introduzir o transporte público gratuito para todos os residentes e portadores do Cartão Tallinja.
Na tentativa de atingir a meta de baixo carbono, o ministro das finanças de Malta, Clyde Cauan anunciou, no orçamento de 2021, que o serviço de ônibus de Malta se tornaria gratuito para todos os residentes do arquipélago.
A mudança visa incentivar um melhor uso do transporte público e reduzir o congestionamento nas vias públicas. Segundo ele, o objetivo do governo é fazer a população priorizar os ônibus em vez de veículos particulares. Isto representa uma economia de até 390 euros por ano para os habitantes locais.
A maioria dos residentes em Malta usa um Cartão Tallinja nos ônibus e ferries de Malta. O Cartão Tallinja é um cartão inteligente por aproximação, semelhante ao cartão Oyster do Reino Unido. Obter um Cartão Tallinja é simples e rápido e pode ser solicitado online.
Para se registrar gratuitamente atualmente, é preciso fazer uma recarga de 20 euros para ativar o cartão. Ainda não houve nenhum anúncio oficial se a exigência de 20 euros de recarga do cartão será necessária depois de 1º de outubro de 2022.
Fonte: Malta Today e Malta Public Transport