Viajantes com destino à Irlanda, vindos de países com altos índices de contágio por coronavírus, terão que ficar em quarentena em hotéis de acordo com a nova legislação aprovada ontem pelo governo irlandês.
O gabinete irlandês aprovou a legislação primária para introduzir a quarentena obrigatória em hotéis para passageiros que chegam de 20 países.
A determinação também se aplica a pessoas sem teste PCR negativo.
O Reino Unido implementou a quarentena de hotéis na última segunda-feira, em uma tentativa de impedir a entrada de variantes da Covid no país.
De acordo com a nova legislação – que provavelmente levará de duas a três semanas para entrar em vigor – quem desrespeitar a regra pode ser multado em £ 3.475 (€ 4.000) e levar até um mês na prisão.
A legislação será aplicada inicialmente a pessoas que chegam de 20 países, incluindo o Brasil.
No caso do Reino Unido, as regras exigem que os passageiros façam uma reserva antecipada e paguem £ 1.750 para passar 10 dias em hotéis autorizados pelo governo. O custo cobre a estadia no hotel, transporte e testes de COVID.
Já na Irlanda, os viajantes terão que ficar em quarentena por 14 dias e serão submetidos a vários testes para Covid-19. O custo ainda não foi acordado.
É provável que empresas de segurança privada sejam as responsáveis pela gestão diária das instalações, mas a polícia irlandesa poderá atuar se alguma lei for violada, de acordo com reportagem da RTÉ.
Para mais informações, acompanhe o Blog da Blue, nossos perfis nas redes sociais ou entre em contato com um dos nossos consultores.