O governo irlandês anunciou hoje (09/02) que está trabalhando em uma versão atualizada do plano “Vivendo com a Covid-19”, e espera divulga-lo na semana de 22 de Fevereiro.
O vice-primeiro-ministro Leo Varadkar afirmou, no entanto, que ainda não foi determinado quais partes da economia serão reabertas.
O líder do Fine Gael – partido democrata-cristão irlandês – preferiu não responder quando alguns serviços, como cabeleireiro, serão reabertos, mas acrescentou que ele mesmo já encomendou sua própria máquina de cortar cabelo.
Questionado sobre o anúncio do governo britânico em relação quarentena em hotéis, ele confirmou que houve contatos com o Reino Unido antes do anúncio de hoje.
Varadkar reforçou que, na próxima semana, o governo publicará legislação sobre quarentena obrigatória em hotéis, mas ainda sem definir uma data para a abertura dessas instalações.
Os comentários foram feitos em uma coletiva de imprensa, onde também anunciou novos auxílios para empresas que não tiveram acesso a financiamento do governo até agora.
Varadkar declarou “estar confiante de que teremos um verão relativamente normal e as coisas que fizemos no verão passado, poderemos fazer neste verão também”.
Em entrevista ao Drivetime da RTÉ, o Tánaiste disse que não pode dar clareza ou certeza do futuro, já que o vírus é imprevisível, mas em relação aos negócios, enfatizou que haverá “uma reabertura lenta e gradual, conservadora e cautelosa no segundo trimestre , em abril, maio e junho “.
Ele disse acreditar que esta será uma temporada favorável ao turismo doméstico, já que as viagens internacionais foram restringidas para reduzir o risco de propagação do vírus novamente.
Na manhã de hoje, o primeiro-ministro Micheál Martin também declarou que o país tem um longo caminho a percorrer antes que o atual nível de restrições seja aliviado, acrescentando que o governo terá “maior clareza” sobre isso em meados deste mês.
No entanto, ele já alertou as medidas serão conservadoras e cautelosas.
As escolas continuam sendo uma prioridade para o governo e, embora o número de infecções por Covid-19 esteja diminuindo, eles precisam ser ainda menores para que setores essenciais, como escolas e canteiros de obras sejam reabertos.
“Em primeiro lugar, os níveis ainda são muito altos nos hospitais”, disse o Taoiseach aos repórteres.
Segundo a ministra da Justiça Helen McEntee, o governo anunciará bem antes do dia 5 de março quais serão as atualizações, mas adiantou que terão prioridade a reabertura da educação especial e canteiros de obras.
Para manter-se bem informado sobre as ações de combate ao coronavirus nos nossos destinos, acompanhe o Blog da Blue, nossos perfis nas redes sociais ou converse diretamente com o seu Consultor Blue.