Irlanda: Gabinete aprova plano para reduzir restrições a partir de 10 de maio

Compartilhe

 Gabinete irlandês aprovou na tarde de hoje (29/04) um plano para reduzir significativamente as restrições que vinham sendo impostas pelo lockdown. Entre as medidas estão a liberação de viagens entre condados, a reabertura de estabelecimentos como cabeleireiros e reuniões de pessoas maiores ao ar livre. As mudanças devem entrar em vigor em menos de duas semanas.

Os ministros se reuniram para ratificar as decisões previamente aprovadas  por um subcomitê do Gabinete na noite de ontem.

A partir do dia 4 de maio, as obras de construção já poderão ser retomadas. Mas, as mudanças mais significativas ocorrerão a partir de 10 de maio, quando serão permitidas as viagens entre condados, os salões de cabeleireiros e barbeiros serão reabertos com hora marcada e reuniões de cunho religioso serão retomadas com capacidade limitadas a 50 pessoas. Além disso, treinos para equipes esportivas também poderão começar novamente, desde que limitadas a 15 pessoas. 

O plano conta com o ritmo acelerado da campanha de  vacinação para reduzir o número de infectados. Com isso, as lojas já poderão oferecer serviços de “click & collect” (retirada de compras online) a partir de 10 de maio, antes da retomada mais ampla que acontecerá 17 de maio.

Hotéis e pousadas retomam suas atividades a partir de 2 de junho. Serviços ao ar livre, como  restaurantes e pubs  podem ser reabertos em 7 de junho. 

Academias e piscinas também poderão reabrir a partir de 7 de junho, assim como eventos esportivos ao ar livre sem público. 

No entanto, o governo foi alertado de que será necessária uma avaliação completa da situação da pandemia antes de passar para a próxima fase de medidas em junho.

O ministro das Relações Exteriores, Simon Coveney, reforçou que esse plano deve ser revisado sempre que ocorrer um aumento no número de infecções , à medida que a atividade econômica e social estiver sendo retomada.

Visitas de outra residência poderão ser  ser autorizados a partir de 10 de maio, com  restrições mais flexíveis nas reuniões entre esses grupos.

A flexibilização dos encontros fica definida da seguinte forma:

Pessoas totalmente vacinadas podem se encontrar em ambientes fechados com outras pessoas totalmente vacinadas, desde que não ultrapasse o limite de 3 famílias ou 6 pessoas de diferentes famílias (crianças de até 12 anos não serão consideradas na contagem). 

Pessoas totalmente vacinadas podem se reunir em ambientes fechados com pessoas não vacinadas de uma única residência, desde que não corram risco de doença grave.

A regra é válida para: 

–  Quem recebeu a vacina AstraZeneca (Vaxzevria) quatro semanas após a primeira dose

– Quem recebeu a vacina Janssen/Johnson & Johnson duas semanas após a primeira dose (dose única)

– Quem recebeu a vacina  Pfizer  uma semana  após a segunda dose. 

– Quem recebeu a vacina Moderna, duas semanas após a segunda dose. 

Para ficar sempre bem informado sobre o combate ao coronavírus nos nossos destinos, acompanhe as atualizações no Blog da Blue, nossos perfis nas redes sociais ou diretamente com o seu Consultor Blue.

Solicite seu orçamento.

Escolha quem fala a sua língua!

Preencha o formulário ao lado e planeje gratuitamente seu intercâmbio com nossos consultores

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados