É oficial: para entrar na República da Irlanda, todos os viajantes deverão apresentar teste negativo para Covid-19.
O teste negativo deve ser obtido nos três dias anteriores à chegada à Irlanda, sendo obrigatoriamente realizado em laboratório, ou seja, testes rápidos, como os vendidoss em farmácia não serão aceitos.
A equipe de administração de fronteiras do aeroporto solicitará aos passageiros que apresentem o resultado do teste no momento da chegada e o não cumprimento da regra pode resultar em multa.
A mudança segue regras rígidas que estão sendo impostas aos viajantes vindos do Reino Unido da África do Sul devido ao surgimento de novas cepas do vírus nos dois países.
No entanto, o Gabinete concordou em estender os regulamentos a todos os países, já que o país tem lutado para conter o maior surto de coronavírus desde março de 2020.
Até então, o governo irlandês estava participando de um sistema baseado em cores criado pela Comissão da UE para viagens internacionais. De acordo com esse plano, regras diferentes se aplicam aos viajantes, dependendo da disseminação do vírus no país de origem.
A exigência de um teste negativo substituirá os regulamentos da UE para viagens. No entanto, as regras da UE ainda se aplicam aos passageiros assim que chegam.
Passageiros dos países nas zonas verdes e laranja não terão que cumprir isolamento caso apresentem um teste negativo. Pessoas vindas de países da zona vermelha terão que ficar isoladas por cinco dias após a chegada. No entanto, se testarem negativo após os cinco dias, não precisarão mais manter o isolamento.
Passageiros da Grã-Bretanha e da África do Sul terão que cumprir quarentena por 14 dias, mesmo com um teste negativo.
Você pode acompanhar em tempo real a lista de países europeus e quais suas respectivas zonas aqui.