O governo irlandês anunciou na última sexta-feira (17/12) novas restrições, visando impedir o aumento de casos de COVID-19 no país.
Restrições em vigor a partir de 17 de dezembro
Visitas domiciliares
Você pode se reunir dentro de casa, desde que respeitado o limite de 4 famílias, incluindo a sua.
Para quem teve contato próximo a alguém que testou positivo.
Se você recebeu uma dose reforço há, pelo menos, uma semana, deve restringir seus movimentos por 5 dias e realizar 3 testes de antígeno.
Aqueles que ainda não receberam a dose de reforço devem restringir seus movimentos por 10 dias.
Ir e voltar do trabalho
Você deve trabalhar em casa, a menos que seja extremamente necessário ir ao local de trabalho pessoalmente.
Atividades esportivas
As atividades ao ar livre podem ser realizadas sem limites de capacidade.
As atividades em grupo em locais fechados como aulas de danças e treinamentos coletivos devem ocorrer em grupos de até 6 pessoas.
Você precisa ter um comprovante de imunidade para frequentar uma academia ou centro de lazer. A exigência não se aplica à área da piscina.
Asilos
Os residentes de lares de idosos podem receber 2 visitantes por vez, sem restrições quanto à duração ou frequência das visitas. A casa de repouso pode solicitar um comprovante de vacinação ou recuperação da COVID-19.
Serviços religiosos e funerais
Locais de culto permanecem abertos para serviços religiosos sem limite de número de participantes.
Mudanças a partir de 20 de dezembro de 2021:
Pubs e restaurantes
Os pubs e restaurantes devem fechar às 20h. Isso não inclui serviços de retirada e delivery.
Para ter acesso a pubs e restaurantes, você deverá comprovar que está totalmente vacinado ou se recuperou do COVID-19 nos últimos 6 meses (através de um comprovante de imunidade).
Menores de 18 anos que estão em sua companhia não precisam de comprovante de vacinação ou recuperação, porém, pode ser solicitado que você comprove que o acompanhante tem menos de 18 anos.
Menores que estejam sozinhos devem apresentar certificados de vacinação ou comprovante de imunidade.
Os estabelecimentos podem recusar a entrada se você não apresentar o comprovante de vacinação ou imunidade ou não for capaz de comprovar que o seu certificado realmente pertence a você. As empresas que não cumprirem este protocolo podem ser penalizadas com multas ou até fechamento.
É permitido um máximo de 6 adultos por mesa, ou 15 pessoas quando incluir crianças até aos 12 anos.
Você deve usar máscara quando não estiver sentado à mesa.
Não há limites de tempo para permanecer no ambiente.
Um membro do seu grupo deve fornecer seus dados ao pub ou restaurante para rastreamento de contato.
Não são permitidas reservas de várias mesas.
Se você não tiver prova de imunidade, pode escolher sentar-se ao ar livre.
Observação: Você precisa apresentar l um documento com foto para comprovar que o comprovante de vacinação ou recuperação é seu, como o passaporte, por exemplo.
Entretenimento e ambientes fechados
Estabelecimentos fechados também devem encerrar às 20h. O atendimento é limitado a 1000 pessoas, ou 50% da capacidade do local (o que for menor). Isso inclui cinemas e teatros.
Eventos ao ar livre organizados
A capacidade é limitado a 5.000 pessoas, ou 50% da capacidade do local (o que for menor). Isso inclui eventos esportivos.
Casamentos
Limitados a 100 convidados. A recepção deve terminar à meia-noite.
Hotéis
É necessário apresentar comprovante de imunidade para utilizar o bar e restaurante de hotel ou pousada, caso seja hóspede.
Viagens internacionais
Todos os que chegam à Irlanda devem preencher um formulário de localização de passageiros antes de embarcar por via aérea ou marítima.
Passageiros acima de 12 anos devem apresentar um resultado de teste de COVID negativo, que pode ser um RT-PCR ou teste de antígeno, caso você tenha prova de que está totalmente vacinado ou se recuperou da COVID-19.
Você deve apresentar um teste de RT-PCR negativo se:
Não estiver totalmente vacinado ou recuperado, ou
Se passou por um dos seguintes países da África: Botswana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namibia, África do Sul e Zimbábue.
Seu teste de antígeno deve ser realizado no máximo, em até 48 horas antes de sua chegada.
Os testes RT-PCR devem ser realizados no máximo em até 72 horas antes da sua chegada.
O que muda a partir de agora?
O governo irlandês recomenda agora que todos os passageiros façam um teste de antígeno diário durante os primeiros 5 dias após a chegada na Irlanda.
Viajantes que chegam à Irlanda não precisam realizar quarentena, a menos que chegue sem um resultado negativo do teste antes da partida ou tenha passado pelos países africanos mencionados acima.
———-
Fique sempre por dentro do que acontece em todos os nossos destinos aqui no Blog da Blue, em nossos perfis nas redes sociais ou diretamente com o seu Consultor Blue.
Aproveite as vantagens do Natal Turbinado Blue e comece o seu planejamento. Sua dose dupla de vacina vale desconto. Solicite sua consultoria gratuita aqui.