A Guarda do Palácio de Buckingham é um verdadeiro símbolo da monarquia britânica. Há anos, os fiéis escudeiros da rainha fascinam e despertam a curiosidade de visitantes de todo o mundo.
Os guardas do palácio seguem um conjunto de regras e padrões. Algumas são adotadas por razões de segurança, já outras parecem não ter nenhuma lógica. A guarda está em atividade desde 1660 e fazem parte da divisão de agregados familiares. Eles tem como função principal guardar o Palácio de Buckingham e o Palácio de St. James em Londres.
Embora a “Queen’s Guard “tenha 36 soldados e três oficiais, apenas quatro guardas ficam do lado de fora do palácio quando a rainha está em casa e dois ficam de guarda quando ela está ausente. Eles tem como rotina um procedimento conhecido como a Troca da Guarda, em frente ao Palácio de Buckingham e ao Palácio de St. James.
Mas por que eles fazem isso?
A Troca de Guarda começou há 520 anos, quando a infantaria de elite realizou a cerimônia no Palácio de Whitehall, que acabou sendo transferida posteriormente para o Palácio de St. James. Depois que a rainha Victoria se mudou para o Palácio de Buckingham, em 1837, a cerimônia permaneceu no St. James’s Palace e também no Palácio de Buckingham.
Vamos conhecer algumas curiosidades inusitadas sobre a Guarda Real?
– Os recrutas devem passar no teste de Bateria para Recrutas do Exército Britânico (ou BARB) antes de ingressar na guarda. O exame dura 30 minutos, é feito no computador e avalia a capacidade na resolução de problemas e as habilidades analíticas. O teste também examina a capacidade do recruta de se adaptar a diferentes funções no exército britânico.
– Os guardas devem permanecer imóveis.
Enquanto estiverem em posição de guarda, eles não devem se mover, mas podem marchar de um lado a outro da rua depois de permanecerem imóveis por pelo menos 10 minutos. Os guardas permanecem de serviço por duas horas e de folga por quatro horas.- Os guardas não devem ser tocados. Caso tente tocar um guarda, você, provavelmente, levará uma bronca. Segundo o jornal The Huffington Post, um turista tentou fazer isso e recebeu de volta uma pancada. Um guarda explicou o protocolo. “Primeiramente, chamamos a atenção dos visitantes com uma advertência verbal. Caso eles não se afastem ou comecem a agir agressivamente, apresentamos nossas baionetas para lembrá-los de que podemos fazer mais estrago do que eles. Mas, geralmente a polícia é rápida e resolve os problemas ” – disse ele. “As pessoas não devem tentar provocar os guardas. Simplesmente porque não é respeitoso”.
– A razão original pela qual a Guarda da Rainha usava um chapéu de Pele de Urso era fazer com que a guarda parecesse mais alta e mais intimidadora. Os chapéus são feitos de pele de urso real, embora o palácio já tenha experimentado pele sintética. As cores do pêlo sintético desbotavam facilmente, então o palácio voltou ao pêlo real. Que bola fora, hein, Queen Elizabeth?
– Como os guardas precisam permanecer em seus postos independente do que aconteça, eles recebem calças pretas para o caso de não conseguirem chegar ao banheiro a tempo. A história virou uma espécie de lenda nos tabloides locais e não se sabe até que ponto ela é verdadeira, mas há quem jure já ter visto guardas deixando enormes poças no meio de cerimônias super importantes no palácio.
– Já parou pra se perguntar por que você nunca viu Guarda da Rainha sorrindo? De acordo com o jornal britânico News um dos motivos pode ser financeiro. Se um superior flagrar um guarda sorrindo ou rindo, ele poderá suspenso por alguns dias, e receber descontos no salário que podem chegar em torno de £275.
– Os guardas tem um protocolo específico até para desmaiar. Caso se sinta fraco, ele deve desmaiar em “posição de atenção”, caindo numa posição reta e de bruços. Isso é chamado de “desmaio disciplinar”, razão pela qual circulam na internet muitas imagens de guardas de bruços.
– As mulheres não têm permissão para servir em unidades de combate corpo a corpo no Exército Armado Britânico. Atualmente, as mulheres podem servir em unidades de apoio ao combate, como artilharia, engenheiros, apoio aéreo e apoio logístico.
Que loucura, né? Conhece alguma outra curiosidade sobre a Guarda da Rainha?
Que tal viver tudo isso de perto? Um intercâmbio em Londres é a oportunidade perfeita pra isso! Vem conversar com o nosso time de consultores clicando aqui.