Como informamos na nossa última publicação, o governo irlandês emitiu ontem (12/03) uma série de medidas para evitar a propagação do COVID-19 no país, entre as quais está a recomendação de evitar intenso contato social.
Mas não é porque você vai passar mais tempo em casa que precisa ficar longe da cultura e do sotaque irlandeses. Preparamos uma listinha especial dos melhores filmes irlandeses para ver na Netflix.
The Young Offenders
O filme é inspirado em uma ocorrência real envolvendo a apreensão de 1,5 tonelada de cocaína na costa irlandesa, perto de Mizen Head, em 2007. The Young Offenders conta a história dos melhores amigos e ladrões de bicicleta Conor e Jock que viajam pela Irlanda tentando roubar um pacote de cocaína perdida em uma apreensão de drogas . A confusão é hilária e você pode continuar assistindo a dupla em um spin-off, já que o filme virou também uma série de TV.
Handsome Devil
Neste filme, um adolescente é enviado para um internato para atletas, onde constrói uma amizade improvável com o jogador de rugby da escola. Mas será que a amizade íntima dos dois pode sobreviver na atmosfera homofóbica do resto da escola?
The Siege of Jadotville
Vencedor de quatro IFTAs (Prêmio Irlandês de Cinema e TV), esse original Netflix conta a verdadeira história das tropas irlandesas, lideradas pelo comandante Pat Quinlan, que em 1961 foi sitiado por forças inimigas esmagadoras durante uma missão de paz da ONU no Congo, levando a um impasse de seis dias contra mercenários franceses e belgas. O filme é estrelado pelo ator Jamie Dornan, que ficou conhecido pelo papel de Christian Grey, em “50 Tons de Cinza”. Se você deseja ouvir o puro sotaque irlandês, essa história é uma excelente pedida.
Hostage to the Devil
Um exorcista trava uma luta com um mal antigo. Através de depoimentos, reconstituições, evidências de arquivo e as próprias palavras de Martin, este documentário conta a verdadeira história do padre Malachi Martin e questiona, na batalha para salvar uma alma, quem realmente é o ‘refém do diabo’ .
Bad Day for the Cut
Neste thriller investigativo , um rústico fazendeiro parte em uma busca sangrenta por vingança depois que sua mãe idosa é assassinada. Enquanto rastreia os assassinos pelo submundo criminoso de Belfast, ele começa a perceber que havia um lado sombrio em sua amada mãe – e em si mesmo.
Breadwinner
Esse filme é de origem irlandesa e canadense, mas se passa no Afeganistão sob domínio do Talibã em 2001. Conta a história de uma garota que, depois que seu pai é preso injustamente, corta o cabelo e se disfarça de garoto para ganhar dinheiro. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, ao lado de filmes como Coco, da Pixar.
Sing Street
O filme se passa em Dublin, 1985. Conor, um garoto de 15 anos, acaba de ser transferido para uma nova escola. Além de regras insanas, ele precisa encarar padres-professores-bem agressivos e um ambiete hostil. Até que ele conhece uma linda garota: Raphina e se apaixona imediatamete por ela. Para se aproximar, ele diz que tem uma banda e precisa de um modelo para um videoclipe. Ela se interessa. O único problema é que ele não tem banda. Depois de formar um grupo às pressas, a criatividade começa, finalmente, a fluir.
Cardboard Gangsters
Em contraste com a imagem romântica da Irlanda, Cardboard Gangsters mostra a realidade de uma área industrial de Dublin. Dirigido por Mark O’Connor, Cardboard Gangsters se concentra em distrito urbano na área de Darndale, um subúrbio ao norte de Dublin.
A rivalidade retratada entre duas gangues traficantes locais é assustadoramente realista. Com o excelente ator John Connors como protagonista, Cardboard Gangsters tem um grande elenco de estrelas irlandesas e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Manchester.
Agora é só preparar a pipoca e mergulhar no cinema irlandês
E não se esqueça de lavar as mãos e manter o álcool gel sempre ao alcance!