Falha cibernética global interrompe voos, bancos e serviços essenciais

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Nesta sexta-feira (19), uma falha significativa nos sistemas de TI impactou diversas atividades globais, incluindo operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações. Segundo a empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h (horário de Brasília), 1.390 voos foram cancelados devido à pane.

Nos Estados Unidos, companhias aéreas como Delta, United e American Airlines suspenderam voos no início da manhã por “problemas de comunicação”, conforme informou a Administração Federal de Aviação (FAA). A Cirium registrou 512 voos cancelados nos EUA, 92 na Alemanha e 56 na Índia até as 7h. Na Itália, 45 voos foram cancelados, enquanto no Canadá foram 21.

A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa, foi uma das afetadas, solicitando aos passageiros que chegassem aos aeroportos com três horas de antecedência para minimizar os transtornos. A empresa anunciou em seu site: “Potenciais perturbações em toda a rede (sexta-feira, 19 de julho) devido a uma interrupção global do sistema de terceiros… Aconselhamos os passageiros a chegarem ao aeroporto três horas antes de seu voo para evitar quaisquer transtornos.”

Aeroportos em Berlim, Amesterdã-Schiphol, Hong Kong e todos os aeroportos da Espanha também enfrentaram problemas semelhantes, segundo os administradores desses terminais. Na Suíça, o aeroporto de Zurique suspendeu pousos até nova ordem, enquanto os aeroportos de Pequim não foram afetados, conforme a imprensa estatal chinesa.

Além do setor aéreo, a falha cibernética afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.

O CEO da empresa americana de cibersegurança CrowdStrike, George Kurtz, anunciou que o problema foi “identificado” e está sendo corrigido. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (…) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.

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