Embora tenha entrado em dezembro de 2020 no chamado Tier 4, o nível mais rigoroso de restrições segundo sistema adotado pelo Reino Unido, o país continuou a observar um crescimento no número de casos de COVID-19.
O surgimento de uma nova variante do coronavírus no país obrigou o governo britânico a decretar lockdown total a partir de 6 de janeiro.
Mas, quais são as principais regras impostas pelo lockdown britânico?
A recomendação geral para todas as pessoas no país é a mesma que todos nós temos ouvido desde o início da pandemia: ficar em casa e sair apenas por certos motivos essenciais.
No Reino Unido, é ilegal sair de casa sem que você tenha uma “desculpa razoável”, caso contrário, a polícia pode multá-lo em £ 200 por uma primeira infração, dobrando em caso de novas infrações até um máximo de £ 6.400.
Também não é permitido sair de casa para reuniões sociais de pessoas que não moram juntas ou não fazem parte da sua bolha de apoio (não sabe o que é uma bolha de apoio? Fizemos um post sobre esse assunto aqui).
O que é considerado uma “desculpa razoável” para sair de casa?
- Compras de itens essenciais, como alimentos e remédios
- Reunir-se com sua bolha de apoio
- Crianças podem se deslocar entre as casas de pais separados
- Trabalhar ou ser voluntário em situações onde não é possível trabalhar de casa. Isso inclui o trabalho na casa de outra pessoa – por exemplo, babás, faxineiras, entre outros
- Motivos educacionais, creche, consultas médicas e emergências
- Cultos religiosos
- Mudança de domicílio
- Praticar exercícios ao ar livre uma vez por dia (você pode se exercitar com outra pessoa de outra casa em um espaço público aberto, contanto que mantenhadistância de dois metros de distância um do outro).
Se você sair de casa por um desses motivos, deve limitar-se a essa área – a menos que seja necessário ir mais longe, por exemplo, para trabalhar. Ou seja, você deve permanecer na vila, cidade ou parte da cidade onde mora”, diz a orientação do governo.
Viagens internacionais ou para outras regiões do Reino Unido só serão permitidas por motivos essencial.
Pessoas com comorbidades ou estado de saúde vulnerável, só deve sair para consultas médicas, fazer exercícios ou se for indispensável. Não é recomedável ir ao trabalho.
Negócios ligados ao turismo e entretenimento, como pubs, restaurantes e lojas não essenciais devem permanecer fecharam, assim como instalações esportivas internas e externas, incluindo academias e quadras de tênis.
Empresas e serviços essenciais podem permanecer abertos – incluindo:
- Supermercados, lojas de alimentos, farmácias e centros de jardinagem
- Templos religiosos
- Postos de gasolina
- Lavanderias
- Bancos e correios
- Veterinários, médicos e dentistas
- Estacionamento, banheiros públicos e playgrounds.
Quando o lockdown vai terminar?
Em um discurso transmitido ao vivo pela TV em rede nacional no início de janeiro, o primeiro-ministro depositou esperanças no sucesso das vacinas para aliviar as restrições, mas advertiu que as medidas que estão sendo introduzidas devem durar pelo menos até a metade do período escolar em meados de fevereiro.
Mantenha-se sempre bem informado em nosso blog, perfis nas redes sociais ou falando diretamente com o seu Consultor Blue.