ACOMODAÇÃO NO INTERCÂMBIO: Tudo que você precisa saber para escolher o lugar ideal.

Compartilhe

Depois de escolher o destino, a escola e o curso ideal, é hora de providenciar outro requisito exigido pela imigração em todos os nossos destinos: a acomodação.

Quais são as opções disponíveis? Qual se encaixa melhor ao meu perfil? Por quanto tempo devo reservar uma acomodação?

Leia esse post até o final para tirar todas as dúvidas!

Quais os tipos de acomodação mais comuns em um intercâmbio?

Existem dois tipos de acomodação, as temporárias e as definitivas.

1- A acomodação temporária

É onde você passará os primeiros dias de intercâmbio após o seu desembarque. Além das aulas de inglês, será na acomodação temporária o seu primeiro contato intenso com o idioma, portanto, aproveite bastante esse período para praticar.

A Blue trabalha com os dois tipos de acomodação temporária: Casas de Família e Residências Estudantis.

a) Casa de Família (Homestay)

Quem escolhe morar em uma casa de família experimenta uma verdadeira imersão na cultura e no idioma desde o primeiro dia no país. Você terá a oportunidade de ser acolhido uma verdadeira família nativa da língua inglesa, conhecendo de perto seus hábitos e costumes. Lembre-se: você precisará se encaixar à rotina e respeitar regras e horários da casa, portanto, é importante alinhar todos os detalhes de convivência antecipadamente com a sua nova família.

Em compensação, você ganhará uma cama quentinha, refeições diárias, além de novos pais e irmãos para chamar de seu!  

b) Residência Estudantil

Na residência estudantil, você compartilhará um apartamento com outros intercambistas, o que pode ser um facilitador para se ambientar na cidade, resolver problemas imediatos e fazer novos amigos. Essa é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas de várias nacionalidades e, quem sabe, até praticar um idioma extra durante o seu intercâmbio.

2- Acomodação definitiva

A acomodação definitiva é onde você passará o restante do seu intercâmbio, após deixar a acomodação temporária. Normalmente, são apartamentos ou casas divididos entre estudantes de várias partes do mundo. No geral, você pega apenas vaga onde vai dormir, mas tem direito a usufruir de toda a estrutura do imóvel, que inclui: eletrodomésticos, utensílios, móveis e utilidades como eletricidade, TV e internet (despesas que poderão ser incluídas no valor do aluguel, a depender do proprietário).

Quanto tempo devo permanecer em uma acomodação temporária?

Para intercâmbios de curta duração, recomendamos que você permaneça na acomodação oferecida pela escola durante todo o seu período de intercâmbio.

Para programas de longa duração, comuns na Irlanda, por exemplo, indicamos que você inclua em seu pacote uma estadia de, pelo menos, duas semanas, pois, consideramos que este é um tempo razoavelmente hábil para que você encontre a sua acomodação definitiva.

Onde posso procurar minha vaga definitiva?

A Blue te dá uma forcinha nisso também! O nosso time de consultores é todo formado por intercambistas e parte da nossa equipe mora ou já morou no exterior. Sabe o que isso significa? Muita experiência quando o assunto é garimpar lugar para morar.

Continue em contato com a nova equipe para receber dicas e orientações para economizar tempo, buscando as vagas onde elas realmente estão!

Você encontrará anúncios de vagas em grupos fechados no Facebook, grupos de Whatsapp e também no Instagram. São grupos colaborativos, onde estudantes trocam informações, diariamente, em tempo real. Uma verdadeira sessão de Classificados digital.

A Blue tem acesso a muitos desses grupos e nosso team ficará muito feliz em compartilhar o “caminho das pedras” com você.

Além disso, destacamos, alguns dos sites que anunciam vagas de acomodação. Eles serão úteis para sua pesquisa e para que você possa agendar algumas visitas quando achar necessário.

Daft: www.daft.ie

Rent: www.rent.ie

Property: www.property.ie

My Home: www.myhome.ie

Quais são os tipos de vagas nas acomodações?

Aqui vai um pequeno resumo das principais vagas disponíveis nas acomodações definitivas. Aproveite para se familiarizar com os termos em inglês desde já.

Single Room: quarto individual. Possui uma cama de solteiro (ou de casal). Geralmente, mais procurada por quem busca mais privacidade, no entanto costumam custar mais caro.

Double Room : perfeita para casais fazendo intercâmbio juntos. Possui uma cama de casal.

Twin Room: quartos com duas camas de solteiro.

Shared Room: Quarto com duas ou mais camas de solteiro, podendo ser beliches ou não. Dentre as opções, esta é a mais econômica para intercambistas.

Devo fechar uma acomodação definitiva antes de sair do Brasil?

Não recomenda esta prática. Mesmo que você já esteja no seu destino de intercâmbio e encontre acomodações em grupos do facebook, whatsapp ou instagram, certifique-se de que o anúncio contenha fotos recentes do local e, acima de tudo, visite o lugar PESSOALMENTE para verificar se as fotos correspondem à realidade. É importante que você analise de perto fatores como infraestrutura, localização e, principalmente, conheça pessoalmente as pessoas que você irá dividir a casa, ou até mesmo o quarto.

Ouvi dizer que preciso pagar um depósito. O que é isso?

A cobrança de um depósito é feita para que o proprietário do imóvel tenha uma segurança financeira e garantia de que será ressarcido por quaisquer prejuízos, No Brasil, essa cobrança é conhecida como “depósito caução”. Portanto, não se preocupe; ao sair da acomodação, você terá o seu depósito reembolsado integralmente, caso não tenha causado nenhum prejuízo à estrutura do imóvel. Neste caso, parte do dinheiro será usado para possíveis reparos. .

Vocabulário da acomodação:

Landlord (para homem) ou landlady (para mulher) –donos do imóvel onde fica a comodação e responsáveis em receber aluguéis e cuidar da infraestrutura da casa

Flatmates – colegas que dividirão a acomodação com você.

Roomates – colegas de quarto

Rent: aluguel

Furniture: mobília

Heater: aquecedor

Utilities: serviços (geralmente refere-se às contas que podem ser cobradas na sua acomodação: conta de energia, internet, coleta de lixo, tv a cabo, entre outras).

Gostou das dicas? Agora, é só entrar em contato com o Team Blue e pedir sua consultoria gratuita para planejar o intercâmbio. 

Até a próxima!

Solicite seu orçamento.

Escolha quem fala a sua língua!

Preencha o formulário ao lado e planeje gratuitamente seu intercâmbio com nossos consultores

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados