Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em fazer um intercâmbio na Irlanda. Fácil entender por quê!
O país é um dos mais receptivos para estudantes internacionais que desejam estudar na Irlanda, principalmente pela facilidade na obtenção de visto e possibilidade de trabalho.
Pensando em você, que está começando suas pesquisas e planejamento para o intercâmbio na Irlanda, preparamos um post com 10 curiosidades sobre a Irlanda, incluindo a sua “irmã”, a Irlanda do Norte.
República da Irlanda vs Irlanda do Norte:
Uma ilha, dois países. Sim, a Irlanda está dividida em duas. Não fisicamente, com uma porção de terra aqui e outra do outro lado do oceano, mas sim dividida entre a República da Irlanda e Irlanda do Norte!
A República da Irlanda é uma nação independente que ocupa a maior parte desse território, enquanto a Irlanda do Norte (composta por seis condados) ainda faz parte do Reino Unido.
Vale muito a pena conhecer os grandes centros urbanos de ambos os lados (Dublin, Cork, Limerick, Belfast, Derry etc.), mas as praias e falésias são simplesmente imperdíveis.
Moeda da Irlanda:
A moeda oficial da República da Irlanda é o euro, mas ao visitar a Irlanda do Norte, você vai precisar usar libras esterlinas, a moeda do Reino Unido.
Clima irlandês:
A Irlanda é conhecida por seu clima imprevisível. Em um mesmo dia, é possível experimentar algumas horas de sol, chuva, névoa e, dependendo da época do ano, até granizo ou neve!
Esteja sempre preparado com camadas extras de roupa para se proteger do frio. Vale muito a pena também investir em um par de calçados impermeáveis.
Língua oficial da Irlanda:
Não se preocupe em aprender a língua nativa irlandesa (gaélico). Praticamente, toda a população fala inglês fluentemente e com um bônus: um sotaque que vai treinar os seus ouvidos para entender qualquer pronúncia do inglês com facilidade!
Dirigir na Irlanda:
Assim como os ingleses, os irlandeses dirigem do lado esquerdo da via, o que causa um certo estranhamento no início. Mas, não se preocupe. É possível se locomover com muita facilidade usando o transporte público, de bicicleta ou até a pé. Considere alugar um carro apenas quando decidir fazer uma viagem pelas cidades e paisagens maravilhosas do interior do país.
Culinária irlandesa:
É verdade que, na sua rotina de intercambista, você vai economizar muito mais preparando sua própria comida ou aproveitando as promoções de fast food, mas, de vez em quando, vale a pena experimentar pratos típicos irlandeses para mergulhar de vez na cultura do país. Experimente o coddle (uma espécie de cozido de carne, frango ou salsichas), boxty (uma panqueca de batata), torta de carne e, claro, cerveja Guinness.
Pedir cerveja na Irlanda:
Os irlandeses adoram uma stout (cerveja preta). Ao pedir uma em um pub, você vai ouvi-los se referir a ela como “the black stuff” (“a coisa preta”). Esse apelido se aplica especificamente à cerveja Guinness (se você pedir apenas “uma cerveja”, vai receber a Guinness, então, se quiser outra, vai ter que especificar).
Gorjeta na Irlanda:
Ao contrário dos EUA, onde dar gorjeta é basicamente uma obrigação, na Irlanda, a coisa se assemelha mais ao Brasil. Aplica-se uma gorjeta de 10% em estabelecimentos com mesas, contanto que você sinta satisfeito com o serviço e ele tenha atendido suas expectativas.
Transporte público em Dublin:
Não faça sinal para os ônibus fora do ponto. Nem adianta tentar. Os ônibus de Dublin costumam ser bem rígidos sobre o embarque e desembarque de passageiros. A menos que você esteja no ponto no horário determinado (e deixe claro que você deseja entrar), eles não abrirão as portas para você. É claro que depende do humor do motorista e existem situações especiais, mas não conte com as exceções.
Agora que você já tem as informações básicas sobre esse destino incrível, que tal dar início ao planejamento do seu intercâmbio na Irlanda?
Solicite seu atendimento online e faça uma reunião com o seu Consultor Blue. A nossa consultoria é totalmente gratuita.