O governo do Reino Unido divulgou ontem (08/11) regras atualizadas para entrada na Inglaterra.
Com a atualização, não existe mais nenhum país na Red List (Lista Vermelha) para viagens para a Inglaterra. O que você precisa fazer para entrar no país dependerá apenas se você se qualifica como totalmente vacinado ou não.
Para se qualificar como totalmente vacinado, você deve comprovar um curso completo de uma vacina aprovada no Reino Unido. O comprovante deve ter sido emitido pelo:
- programa de vacinação do Reino Unido ou do Reino Unido no exterior
- programa de vacinas das Nações Unidas para funcionários e voluntários;
- um dos países desta lista, na qual se inclui o Brasil;
Importante: caso não esteja vacinado ou esteja parcialmente vacinado, ainda é possível viajar para a Inglaterra, mas você deve seguir regras diferentes.
Vacinas aprovadas
Você deve ter recebido um curso completo de uma das seguintes vacinas pelo menos 14 dias antes de chegar à Inglaterra:
* Oxford / AstraZeneca
* Pfizer BioNTech
* Moderna
* Janssen
e a partir das 4h de 22 de novembro, serão aceitas também vacinas da Lista de Uso Emergencial da Organização Mundial da Saúde:
* Sinovac (Coronavac)
* Sinopharm Pequim
* Covaxin
Observação: o dia em que você tomar a última dose não conta como um dos 14 dias.
Variações dessas vacinas, como AstraZeneca Covishield, AstraZeneca Vaxzevria e Moderna Takeda, também se qualificam como vacinas aprovadas.
Sobre vacinas de 2 doses
Se você foi vacinado com uma vacina de 2 doses (Moderna, Pfizer BioNTech, Oxford AstraZeneca ou uma combinação delas), é fundamental ter recebido as duas doses para ser considerado totalmente vacinado.
Isso se aplica a todos os casos, mesmo se você se recuperou recentemente da COVID-19 e possua imunidade natural.
Aqueles que já tiveram COVID-19 e receberam apenas uma dose de uma vacina de 2 doses devem seguir as regras para não vacinadas, que veremos mais abaixo neste artigo.
No caso de vacinas de 2 doses, é válido:
- misturar 2 tipos diferentes de vacina da lista acima, por exemplo Oxford / AstraZeneca e Moderna;
- ter 2 vacinas em 2 programas aprovados diferentes, por exemplo, Austrália e Japão, Reino Unido e EUA, França e Canadá
Vacinas de dose única
Se você recebeu uma vacina de dose única aprovada (Janssen), você está totalmente vacinado.
Comprovante de vacinação
Seu de vacina deve ser emitido por uma autoridade de saúde pública nacional ou estadual, estar em inglês, francês ou espanhol e incluir, no mínimo:
* seu nome e sobrenome (s)
* sua data de nascimento
* marca e fabricante da vacina
* data de vacinação para cada dose
* país ou território de vacinação e / ou emissor do certificado
Regras para totalmente vacinados
Antes de viajar para a Inglaterra, você deve:
- Agendar e pagar por um teste COVID-19 – que deverá ser realizado até o seu 2º dia na Inglaterra (você pode escolher entre o teste rápido ou teste PCR);
- preencher um formulário de localização de passageiros – a ser preenchido 48 horas antes da chegada na Inglaterra;
- Você precisará inserir seu número de referência de agendamento de teste COVID-19 no formulário de localização de passageiros;
- Se você vai ficar na Inglaterra por menos de 2 dias, ainda precisará reservar e pagar por um teste COVID-19 de 2 dias.
Após chegar à Inglaterra – totalmente vacinados
Depois de chegar à Inglaterra, você deve fazer um teste COVID-19 até o 2º dia de estadia no país. O dia da chegada não entra na contagem de dias.
Você deve reservar este teste antes de viajar.
Se o resultado do teste for positivo? (testes rápidos).
Se você reservou um teste rápido e o resultado for positivo, você deve fazer um teste de PCR para confirmar o resultado. Em seguida, deve isolar-se até obter o resultado do teste PCR.
Se o resultado do teste PCR for positivo, você deve isolar-se por 10 dias inteiros. O dia em que você fez o teste rápido não entra na contagem. Caso esteja viajando acompanhado, os seus acompanhantes também podem ser solicitados a se isolarem.
Se o resultado do teste for positivo?- teste PCR
Se você reservou um teste de PCR e o resultado for positivo, você deve isolar-se por 10 dias inteiros. O dia do teste é considerado não entra na contagem de dias. Caso esteja viajando acompanhado, os seus acompanhantes também podem ser solicitados a se isolarem.
Regras para não vacinados ou parcialmente vacinados
Depois de chegar na Inglaterra, você deve:
- ficar em quarentena em casa ou no seu lugar de hospedagem por 10 dias inteiros;
- Realizar seus testes PCR – você deve reservar esses testes antes de viajar e
fazer o primeiro teste até o 2º dia no país e o segundo teste no 8º dia. O dia em que você chega não entra na contagem de dias. Se o teste do 2º dia for positivo, você não precisa fazer o teste do 8º dia.
Se você ficará na Inglaterra por menos de 10 dias, precisará permanecer em quarentena pelo tempo que estiver no país e reservar os testes PCR do 2º e 8º dias. Você só precisará fazer os testes se ainda estiver na Inglaterra nesses dias.
Se o resultado do teste for positivo
Se o teste for positivo no teste do 2º ou 8º dia, você deve isolar-se por 10 dias inteiros. O dia em que você fez o teste não entra na contagem de dias.
Caso esteja viajando acompanhado, os seus acompanhantes também podem ser solicitados a se isolarem.
Esquema de teste para liberação de quarentena (Test to Release Scheme)
Quem quiser encerrar a quarentena mais cedo, poderá participar do Test-to-Release Scheme.
Neste esquema, você pode optar por pagar por um teste COVID-19 ao final do 5º dia de quarentena. Se o resultado for negativo (e o resultado do teste do 2º dia der negativo ou inconclusivo), você pode encerrar sua quarentena.
Vale lembrar que o Test to Release Scheme é totalmente voluntário e, quem optar por não aderir ao esquema precisará cumprir quarentena por 10 dias.
——
Fique por dentro de todas as atualizações sobre os nossos destinos no Blog da Blue, nossas redes sociais ou diretamente com o seu Consultor Blue.
Aproveite as vantagens da Black Friday Novemblue e comece o seu planejamento de intercâmbio. A nossa consultoria é totalmente gratuita. Solicite sua consultoria aqui