A Ministra da Justiça da Irlanda Heather Humphreys anunciou na manhã de hoje (15/06) a flexibilização das restrições temporárias em relação aos vistos. A mudança entra em vigor a partir de amanhã (16/06)
Com isso, passageiros da África do Sul, Brasil e outros países sul-americanos não precisarão mais emitir um visto antes de embarcar para o país.
A mudança está em conformidade com o Plano de Resiliência e Recuperação do Governo para combate à COVID-19. No entanto, o governo irlandês fez questão de ressaltar que viajantes chegando à Irlanda devem continuar cumprindo integralmente todas as medidas de saúde pública
Segundo palavras da própria Ministra Humphreys:
“Como a situação pandêmica continua a melhorar, tenho o prazer de assinar a Ordem que inverte, com efeito a partir de quarta-feira 16 de Junho, as restrições temporárias de entrada e trânsito de vistos, introduzidas como medida provisória a reduzir a propagação da COVID-19 e proteger a saúde pública.
Ela ainda enfatizou:
“Continuamos a apoiar plenamente a política geral contra viagens não essenciais e todos os viajantes que chegam à Irlanda devem continuar a cumprir plenamente as medidas de saúde pública exigidas por lei. Estas incluem o preenchimento de um Formulário de Localização de Passageiros, teste PCR pré-chegada e quarentena em uma instalação designada ou em uma residência”.
A flexibilização das restrições de vistos acontece ao mesmo tempo que os pedidos de vistos de longa duração. A situação continuará a ser revisada pelas autoridades competentes nas próximas semanas.
Vale ressaltar que a decisão é válida para África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai apenas para viagens por motivos essenciais, portanto ainda não se enquadra para intercambistas, já que, até o momento, muitas escolas permanecem fechadas para aulas presenciais,
Mantenha-se sempre bem informado sobre as flexibilizações nos nossos destinos através do Blog da Blue, nossas redes sociais ou diretamente com um dos nossos consultores aqui.
Foto: Irish Times