O Taoiseach (Primeiro-Ministro Irlandês) Leo Varadkar informou esta noite (27/03) que, a partir da meia-noite de hoje, até o dia 12 de Abril, todos devem permanecer em casa, exceto em circunstâncias específicas.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na sede do governo irlandês para divulgar novas medidas de combate ao coronavirus
“Nosso país está pronto para este desafio, e estou convencido que vamos vencer”, afirmou .
Como circunstâncias específicas entende-se:
– Deslocamento de ida e volta para o trabalho, em atividades essenciais que não possam ser realizadas de casa;
– Sair para comprar mantimentos, itens domésticos ou buscar uma refeição ;
– Ir a uma consulta médica
– buscar medicamentos e outros produtos de saúde.
Algumas outras atividades também estão isentas dessas restrições, como:
– agricultura,
– atendimentos veterinários
– cuidadores de idosos ou pessoas com condições vulneráveis de saúde.
O primeiro-ministro enfatizou que as pessoas estão liberadas para a prática de atividades físicas ao ar livre, desde que respeitem um limite de 2 km de suas casas e adotem o distanciamento físico durante esse período.
Durante o período de duas semanas, estão proibidas todas as reuniões públicas ou privadas (de qualquer número de pessoas) no ambiente externo à casa, incluindo visitas que não sejam por razões vitais já mencionadas.
Medidas de proteção (ou blindagem, como disse Leo Varadkar) serão introduzidas para todos as pessoas com mais de 70 anos e para categorias específicas de pessoas vulneráveis ao corona vírus.
– A rede de transporte público e as viagens de passageiros ficarão restritas aos trabalhadores que prestam serviços essenciais.
– Visitas a hospitais e prisões serão suspensas, com algumas exceções, “por motivos de compaixão” – nas palavras do primeiro-ministro.
– Viagens para ilhas próximas serão limitadas aos residentes.
A Blue segue acompanhando todas as atualizações em tempo real e você pode acompanhar as últimas notícias aqui sobre o corona vírus aqui no Blog e em nossas redes sociais.