Coronavírus: novas regras para chegadas na Irlanda entram em vigor hoje

Compartilhe

O governo irlandês segue atualizando suas medidas de contenção ao novo coronavírus.

A partir de quinta-feira (dia 28/05), todos os passageiros que chegam ao país são legalmente obrigados a preencher um formulário de localização de passageiros, tornando-se obrigatório para os viajantes que chegam aos aeroportos e portos do país informar ao governo  onde se isolarão por 14 dias. Auto-isolamento significa evitar completamente o contato com outras pessoas e é mais rigoroso do que as medidas que vem sendo aplicadas ao público em geral no momento. O formulário ficará em vigor até 18 de junho.

Com essa medida, o governo visa rastrear todos os visitantes e garantir que sejam tomadas precauções para impedir a propagação do Covid-19 vinda de outros país.

A Irlanda já vinha tomando precauções de controle, mas agora trata-se de um procedimento obrigatório. Segundo o ministro da Saúde Simon Harns, os visitantes que chegaram aos aeroportos e portos antes da determinação oficial de hoje precisaram  preencher um formulário “de forma administrativa”. 

Com a mudança de regra,  a recusa em preencher o formulário constitui infração. O mesmo se aplica em caso de preenchimento de informações falsas.

Todos os passageiros maiores de 16 anos devem fornecer dados como nome completo, endereço, detalhes de contato onde possam ser encontrados e seus locais e datas de residência pelos 14 dias seguintes para si e todos os menores que, porventura, estiverem sob sua responsabilidade. Também é preciso fornecer informações de identificação da aeronave / balsa na qual chegaram, a data e hora de sua chegada, seus pontos de partida e destino e o motivo da viagem.

Conforme já mencionamos acima, o não preenchimento do formulário configura-se como infração à lei e pode acarretar em multa de até € 2.500 ou seis meses de prisão (ou ambos). Estão sujeitos a essas punições também aqueles que  fornecerem informações falsas ou enganosas ou não informarem o governo irlandês sobre quaisquer atualizações relevantes, como por exemplo, mudar-se para a um local diferente durante o período de isolamento obrigatório  de 14 dias.

Medidas mais rigorosas são necessárias, principalmente, no momento em que a Irlanda tem obtido grande sucesso no combate à COVID-19. Durante a coletiva de imprensa hoje, o Diretor do Departamento Médico da Irlanda, o Dr. Tony Holohan, confirmou que a grande maioria dos casos na Irlanda está recuperada.

Até o momento, 90% dos casos confirmados diagnosticados com COVID-19 se recuperaram. Mas não podemos nos dar ao luxo de interromper o trabalho árduo envolvido no combate a esse vírus.” – afirmou Holohan.

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais