Coronavírus: Reino Unido divulga plano de reabertura do país

Compartilhe

A exemplo de outros países europeus, o Reino Unido já iniciou seus planos para reabertura do país, no último dia 11 de maio. O plano detalhado foi anunciado em um documento de 60 páginas e traz as diretrizes para a retomada progressiva das atividades econômicas de forma progressiva. No entanto, caso o número de infectados volte a crescer, as restrições poderão ser impostas novamente.

O anúncio do plano de reabertura foi feito pelo primeiro-ministro Boris Johnson, em discurso televisionado noite de domingo, dia 10 de maio e o documento formal foi liberado no dia seguinte. Alguns países como Nova Gales e Escócia fizeram críticas a alguns pontos do plano e comunicaram que seguirão suas próprias regras de relaxamento do lockdown. 

No restante do Reino Unido, as regras começaram a entrar em vigor desde a semana passada e visam “substituir gradualmente as restrições sociais existentes por medidas inteligentes e efetivas”. 

Mais atividades fora de casa foram liberadas, contanto que seja respeitado o uso obrigatório de máscaras e mantido o distanciamento social nas ruas, sob pena de pagamento de multa.

O governo pretende relaxar gradativamente o confinamento até junho, quando as escolas de ensino fundamental e empresas – inclusive os serviços “não essenciais” – poderão reabrir. 

Os fãs de futebol também podem comemorar: a Premier League também poderá voltar (por enquanto com portões fechados ao público e restrições de contato entre organizadores e membros das comissões técnicas). O mesmo vale para os eventos culturais.

A ideia é que todo o comércio esteja reaberto até 4 de junho, o que inclui cinemas, pubs e salões de cabeleireiro.

Se a curva de contágio estiver controlada até julho, as escolas de ensino médio e o setor de hospedagem poderão retomar as atividades.

Os profissionais que não podem realizar seus trabalhos em casa, como trabalhadores da indústria e da construção civil foram liberados para voltar ao trabalho no último dia 13 de maio. Todas as empresas tem recebido do governo diretrizes para a diminuição do contágio no ambiente de trabalho.

É importante deixar claro que todas datas são apenas projeções, sujeitas a alterações pelos cientistas que prestam consultoria ao governo. O documento enfatiza também que o governo não busca somente a reabertura econômica, mas um equilíbrio “justo” entre economia e saúde pública.

O governo britânico reforça que o aumento ou relaxamento das restrições continuará até que surja um tratamento ou vacina eficazes contra o coronavírus.

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais