INTERCÂMBIO EM LONDRES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Compartilhe

Londres se destaca quando o assunto é acessibilidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência, o que a torna-o um dos melhores destinos da Europa para intercambistas com mobilidade reduzida. 

Deslocar-se em Londres com uma cadeira de rodas, muletas, andadores ou outros auxílios de locomoção é uma tarefa fácil se comparado a outros destinos como Paris e Roma.

Para começar bem, todos os táxis e grande parte dos ônibus da cidade são equipados com rampas para cadeira de rodas. 

A rede de metrô de Londres oferece excelentes instalações acessíveis e acesso sem degraus em muitos locais, embora nem todas as estações sejam totalmente acessíveis. Por isso recomendamos consultar o planejador de viagens da Transport for London (TfL) antes de iniciar seu trajeto.

Mais de 60 estações de metrô tem acesso sem degraus para cadeirantes, com plataformas no mesmo nível do vagão e rampas de embarque manuais. As linhas Victoria, Metropolitan, Circle, District e Hammersmith & City têm trens altamente acessíveis em funcionamento.

Todos os vagões têm assentos prioritários para pessoas com deficiência, idosos e pessoas com menos condições de permanecer em pé durante o trajeto. Se você precisar se sentar, poderá pedir a qualquer passageiro por um assento nesses espaços designados.

(Fonte: Transport for London)

Muitos trens de superfície (Overground Trains) oferecem acessibilidade, incluindo rampas para cadeiras de rodas, portas de acesso amplas e corrimões. Nas estações, existe sempre um funcionário simpático e prestativo disposto a ajudá-lo em sua jornada, então, não hesite em chamá-lo se precisar de auxílio. 

Pontos fortes (maiores detalhes)

Ônibus acessíveis 

(Fonte: Accessible Bus Stop Design Guidance – Transport for London)

Quase todas as linhas de ônibus têm veículos com rampas manuais para cadeiras de rodas. 

Como nada é perfeito, é possível que você se depare com um ou outro veículo sem rampa. Em compensação, os motoristas londrinos não medirão esforços para ajudá-lo a embarcar. 

Além disso, Londres está repleta dos chamados “low-floor buses” (ônibus de piso baixo). 

Os ônibus de piso baixo não têm degraus entre o chão e o assoalho do veículo, o que facilita demais o embarque. O rebaixamento do piso acontece através de um mecanismo de suspensão a ar, fazendo o ônibus fica literalmente aos seus pés!

Você só precisa dar passo curto (caso possa caminhar) ou empinar levemente a cadeira de rodas para entrar. Não se esqueça de sempre pedir ajuda se sentir inseguro.

Táxis acessíveis (Black cabs) 

(Fonte: Transport for All)

A boa notícia para quem prefere a comodidade dos táxis é que todos os famosos black cabs londrinos são equipados com rampa para cadeira de rodas (que o motorista pode estender até o meio-fio). A rampa dá acesso a uma ampla área plana entre os bancos dianteiros e os traseiros do carro. Os táxis mais antigos têm o teto um pouco mais baixo do que os veículos novos, portanto se você utiliza uma cadeira de rodas motorizada, prefira sempre os modelos mais recentes.

Pontos turísticos

 As principais atrações turísticas de Londres são adaptadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Quase todos os museus têm uma entrada acessível para cadeiras de rodas (geralmente não coincidem com a entrada principal), e o mesmo vale para igrejas famosas como a St. Paul’s Church e Westminster Abbey. Fique atento às pedras de cascalho no entorno do Palácio de Buckingham e à rampa íngreme no Parlamento. No mais, não se preocupe: existem acessos sem degraus em ambos. 

Até a queridinha London Eye é superacessível e, caso seja necessário o embarque de uma cadeira de rodas, a rotação da roda-gigante é interrompida para que você entre sem pressa e com todo o suporte necessário.

Ruas e avenidas planas

 Pode comemorar! As principais áreas turísticas de Londres são planas, incluindo a Trafalgar Square, a área dos teatros, os arredores do Museu Britânico e o lado sul do rio Tamisa, perto do Tate Modern and Imperial War Museum. A principal exceção é a área próxima ao rio Tamisa e a torre de Londres.

Pouquíssimos paralelepípedos 

A Batalha da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial resultou em um grande número de bombardeios em Londres. Consequentemente, a cidade teve que ser reconstruída e fez isso com muito asfalto. Sabe o que isso significa? Nada de trepidações e dores nos braços no fim do dia.

Arquitetura inclusiva

Os padrões de acessibilidade de edifícios do Reino Unido são muito bons em comparação a outros países da Europa. Você terá mais facilidade em encontrar estabelecimentos realmente acessíveis no centro de Londres, Muitos dos edifícios históricos têm rampas para cadeiras de rodas ou elevadores/plataformas elevatórias na entrada.

Calçadas e meio-fios 

A acessibilidade das calçadas de Londres, no geral, é muito satisfatórias. As calçadas são bem conservadas e você raramente encontrará trechos com concreto quebrado. A maioria dos cruzamentos tem rebaixamentos de calçadas dentro dos padrões exigidos. Parece até um sonho!

Muita coisa para explorar!

Londres é rica em museus, edifícios históricos, igrejas e outras atrações. Sem falar nos passeios bate-volta a cidades como Bath, Bristol, Stonehenge e Windsor. Se tem uma coisa que você NÃO sentirá durante o seu intercâmbio é tédio.

Desafios para pessoas com deficiência em Londres

Os paralelepípedos da Torre de Londres

A maior concentração de paralelepípedos de Londres é encontrada na Torre de Londres. Vários dos edifícios históricos têm degraus sem rampas na entrada. O prédio guarda as jóias da coroa é acessível para cadeiras de rodas, mas você terá que enfrentar pelo menos 200 metros de paralelepípedos para chegar lá.

Longas distâncias

 Londres é uma grande metrópole. Enquanto algumas atrações turísticas ficam bem próximas umas das outras (por exemplo, o Parlamento, a Abadia de Westminster, Churchill War Rooms e a London Eye), muitos lugares ficam espalhados pela cidade. A Torre de Londres, a leste, e o Palácio Kensington, a oeste são separados por uma distância de 10 km. Ou seja, prepare-se para usar bastante o transporte público nos seus dias de lazer.

A tal da “entrada lateral” 

Para encontrar entradas acessíveis em vários edifícios de Londres, você precisará localizar uma porta lateral. Felizmente, essas entradas são sempre bem sinalizadas e você não terá grandes transtornos para acessar o local.

Horários de funcionamento dos pontos turísticos 

O Parlamento e o Palácio de Buckingham são atrações imperdíveis, mas só abrem em determinadas épocas do ano. A troca da guarda no Palácio de Buckingham ocorre a cada dois dias durante certas épocas do ano e com menos frequência em outros períodos. Para ficar por dentro das datas, clique aqui.

Um pequeno contratempo que você poderá encontrar será a grande concentração de turistas, o que pode impedir que você tenha uma visão decente da cerimônia. Uma outra opção é assistir a Inspeção da Guarda com antecedência no Quartel-General de Wellington nas proximidades, onde você não terá nenhum problema em chegar próximo da grade.

Acessibilidade de teatros

 Muitos dos teatros de Londres são muito antigos e pouco acessíveis. Antes de ir ao teatro, verifique se o local atende às suas necessidades de acessibilidade. Entre os teatros mais acessíveis de Londres estão o  Shakespeare’s Globe, o National Theatre, o Sadler’s Well e o Royal Court.  

Deslocamento do aeroporto de Heathrow 

Não há transporte público acessível em Londres que vá do aeroporto de Heathrow até o centro de Londres. Você precisará pegar o trem Heathrow Express para a Estação Paddington e, em seguida, acesse uma das linhas de ônibus acessíveis para chegar à sua acomodação.

——–

Como você pode constatar, ao colocarmos na balança, existem muito mais pontos positivos do que negativos com relação à acessibilidade em Londres. Vale enfatizar também que a cidade é muito bem equipada com banheiros públicos, restaurantes fast food, shopping centers, cinemas e lojas de conveniência 100% acessíveis. Fique tranquilo, você levará sua rotina de intercambista com muita comodidade, conforto e independência.

Para saber mais sobre lugares acessíveis em Londres, acesse a plataforma Inclusive London.

E para se tornar intercambista nesse destino maravilhoso, entre em contato com um Consultor Blue aqui ou em nossas redes sociais.

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais