CORONAVÍRUS: Malta anuncia reabertura gradual do comércio

Compartilhe

Uma ótima notícia para intercambistas e futuros intercambistas com destino a Malta!

O primeiro-ministro de Malta Robert Abela anunciou ontem (1º de maio) que o comércio de serviços não essenciais reabrirá a partir da próxima segunda-feira (04/05).

Isso inclui casas lotéricas, serviços de vistoria de veículos, lojas de roupas e artigos esportivos, joalherias, lojas de bolsas, óculos, artigos de beleza, lojas de souvenirs, lojas de descontos, lojas de móveis e floriculturas. Por enquanto, bares, restaurantes e salões de cabeleireiros devem permanecer fechados, assim como o aeroporto, que não abrirá, pelo menos até o final de maio. 

Quanto às escolas, a previsão é que continuem fechadas até julho,, mas existe também a possibilidade que esse prazo se estenda até o mês de setembro, período que coincide com o início do ano acadêmico na Europa.

Para que seja possível retomar as atividades, a principal orientação é para que todos utilizem máscaras ao usar o transporte público e ao entrar nos estabelecimentos. 

As lojas devem oferecer  álcool gel para higienização das mãos ainda na entrada e incluir demarcações bem claras de dois metros de distância, para que clientes mantenham o distanciamento social ao longo das filas.  Cada loja deve organizar seu espaço interno de modo a  permitir a entrada de apenas um cliente a cada dez metros quadrados.  

Os estabelecimentos também  devem especificar claramente o número máximo de clientes permitidos nas dependências da loja.  Os proprietários terão o direito de impedir a entrada de pessoas que apresentem possíveis sintomas de doença contagiosa.

Os shopping centers terão verificações de temperatura na entrada e limitarão o número de pessoas que poderão entrar, dependendo da capacidade de suas lojas. Não será permitido entrar nos provadores das lojas de roupas. 

O plano é que todos os estabelecimentos sejam abertos gradualmente até o final do mês. Apesar de terem autorização para abrir, as empresas ainda poderão contar com o auxílio de suplementação de salário de € 800 do governo.

As leis relacionadas ao distanciamento social também ficarão um pouco mais flexíveis. A partir de segunda-feira, será permitido que as pessoas circulem publicamente em grupos de até quatro pessoas (um aumento em relação às três atuais).

Vale ressaltar que as decisões mencionadas não são definitivas e poderão sofrer alterações ao longo das próximas três semanas. Caso o governo considere necessário, poderá reavaliar as estratégias e adotar novas restrições e prazos.

O primeiro-ministro maltês convocou uma coletiva de imprensa no feriado do Dia do Trabalhador para fornecer detalhes da estratégia de transição do governo diante das recentes restrições ao coronavírus. 

“Muitos me perguntaram como eu consegui me manter positivo em uma situação tão difícil e minha resposta foi sempre a mesma: eu tinha esperanças de que dias melhores estavam por vir”, disse Abela.  “Sempre confiei nas pessoas e nas autoridades de saúde e não permitimos que o vírus nos pegasse desprevenidos”.

“Sempre acreditei que o equilíbrio é o caminho para melhores resultados e que as medidas devem ser eficazes, mas não excessivamente restritivas.  Introduzimos medidas segundo orientações científicas, nem muito cedo, nem muito tarde, mas no momento certo. O tempo provou que eu estava certo e tenho orgulho de ter resistido aos pedidos de lockdown”.

“Um lockdown significaria muito sofrimento, prejuízos à economia e a perda de vários empregos, uma situação que eu não podia permitir. Não foi uma decisão fácil, mas a tomei com responsabilidade”.

Robert Abela completou dizendo: “Um dia mais reluzente já amanheceu. Isso não significa que tudo passou, mas que começamos a avançar para o “novo normal” e o sucesso disso dependerá, mais do que nunca, das pessoas”.

Malta, o menor país da União Europeia, registrou cerca de 450 casos de COVID-19 e quatro mortes.  O ministro da Saúde, Chris Fearne, enfatizou que a taxa de reprodução de vírus ficou abaixo de 1 por mais de duas semanas.

Isso significa que cada pessoa com o vírus está transmitindo para menos de uma pessoa, em média, o que acabará levando ao desaparecimento do surto.

É o que esperamos que aconteça muito em breve!

Que tal começar a planejar o seu intercâmbio em Malta? Será um prazer ajudá-lo a realizar esse sonho. Converse com o seu consultor Blue clicando aqui. 

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais