Intercâmbio virtual: 6 motivos para viajar sem sair do lugar

Compartilhe

Pela internet, já é possível pagar contas, fazer compras no supermercado, escolher um tênis novo, assistir ao seu filme preferido, se divertir com um show, fazer reuniões. As possibilidades são infinitas. 

E se eu te contar que também é possível fazer intercâmbio? WHAT?!

Como você já sabe, devido ao surto de coronavírus, as viagens internacionais estão suspensas e estamos todos em quarentena. 

Então, porque não tornar esse tempo mais produtivo fazendo um intercâmbio?

Aqui na Blue, nós chamamos de intercâmbio virtual: uma maneira inovadora vivenciar uma imersão em diferentes culturas sem sair de casa. 

Mas como funciona isso?

Primeiramente, é importante deixar claro que não são video-aulas, ou seja, o curso não é feito de aulas pré-gravadas, publicada em uma plataforma fria e robotizada. 

Todas as aulas têm um professor presente ao vivo em uma sala virtual, dando todas as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades. 

Os alunos têm acesso a e-books, áudios, exercícios de leitura, vídeos, gramática e vocabulário, conforme apresentado pelo professor.

Algumas plataformas utilizam o recurso do zoom para aproximar a imagem, os professores podem usar recursos como quadro branco e atividades em dupla, salas trabalhos em grupo, permitindo que os alunos interajam uns com os outros como em uma sala de aula comum.

Além disso, os professores enviam e corrigem regularmente os trabalhos escritos de todos os alunos.

Cada escola tem sua própria plataforma, mas de maneira geral, basta estar matriculado em um curso, fazer o login de um smartphone, computador ou tablet, nos dias e horários previamente estabelecidos pela escola para participar das atividades. 

As aulas são focadas em promover o máximo de interação entre os alunos. As atividades podem variar de conversas simples, exercícios, debates e jogos em grupo.

Ficou interessado em conhecer essa nova forma de fazer intercâmbio? Listamos seis razões pelas quais você deve tentar dar uma chance ao intercâmbio virtual.

1. Conhecer gente nova e diferente

Aulas virtuais tem a capacidade de conectar pessoas que, em outras situações, talvez não se aproximassem: seja por timidez, diferença de idade, ou uma aparente falta de afinidade. O meio virtual proporciona o ambiente de aconchego e confiança que você precisa para se soltar aos poucos e mergulhar na cultura do outro de forma praticamente espontânea. No pressure!

A palavra-chave é diversidade. Independente do seu país de origem, você tem vez e voz para compartilhar experiências, ideias e opiniões sem pré-julgamentos e com a certeza de que será ouvido com muito respeito. 

2. Enxergar o mundo com outros olhos

À medida que vai estreitando laços com seus colegas, você vai perceber que já se sente mais à vontade para compartilhar suas experiências diárias e aprender sobre os hábitos e costumes dos outros. 

Já pensou poder enviar uma foto de um café da manhã brasileiro para seu parceiro gringo? Depois você pode perguntar o que ele costuma comer nessa refeição, por exemplo. Uma boa conversa pode começar assim. -mas fique atento ao fuso-horário pra não acordar ninguém! 

3. Não precisa abrir mão dos seus compromissos  

O intercâmbio presencial é uma experiência transformadora que exige de nós uma série de renúncias. Precisamos deixar pra trás as nossas famílias, o trabalho e os amigos para começar uma vida nova em um país diferente, fora da nossa zona de conforto. 

Já o intercâmbio virtual permite que você tenha uma experiência internacional sem que precise alterar toda sua rotina. Se você é daqueles que ainda não aprendeu a lidar com a saudade da família ou não pode deixar o emprego no momento, o intercâmbio virtual foi feito pra você. 

4. Possibilidade de “estudar no exterior” sem pesar no bolso

Em tempos de pandemia, uma viagem internacional está, temporariamente, fora de cogitação. E talvez também esteja fora do seu orçamento no momento. Tudo bem, não tem problema. 

Os programas de intercâmbio virtual oferecem, a um custo acessível, a oportunidade de aprender uma nova cultura e construir relacionamentos que poderão se tornar amizades reais no seu futuro intercâmbio presencial. 

Prepare-se: você vai ganhar vários sofás para dormir mundo afora nas suas próximas viagens!

5. Oportunidade de aprender sobre questões globais

Muitas pessoas recorrem aos jornais para saber o que está acontecendo no mundo. Ok, esse é o caminho mais óbvio. 

Mas quer maneira melhor de ficar por dentro dos assuntos do momento do que perguntar para os próprios habitantes locais? 

Qual a opinião do seu colega britânico sobre o Brexit? Qual cidade o seu colega mexicano recomenda para passar férias no México? O que pensa o seu colega irlandês sobre a relação do país com a Irlanda do Norte? Pergunte ao seu amigo coreano qual a banda mais tocada nas rádios por lá. Ou pro seu colega brasileiro qual a comida mais tradicional do estado dele. Tudo em inglês, claro!

Você terá a oportunidade de abordar desde os temas mais amenos até os assuntos mais densos, como as mudanças climáticas ou os conflitos geopolíticos. Trabalhando em conjunto, você e seus colegas poderão descobrir interesses em comum e desenvolver projetos que tenham um impacto real no mundo. 

6. Trabalhar a tolerância 

Dizem que o mundo ficou menor com a globalização. Porém, poucas pessoas têm a chance de fazer amigos de outros países.

O intercâmbio virtual tem o potencial de preencher essa lacuna e ajudar as pessoas de nacionalidades diferentes a se unirem em torno de um interesse em comum. Mais do que isso, faz com que exercitemos nossa tolerância, o respeito às diferenças, valorizemos o ser humano, independente da etnia, classe social, visão política ou crença, em um ambiente livre de conflitos e preconceitos. 

Como diria John Lennon: “you may say I’m a dreamer, but I’m not the only one”.  

Gostou da ideia?

Várias escolas parceiras da Blue já aderiram ao intercâmbio virtual. Converse com o seu consultor Blue e descubra qual opção se adequa melhor ao seu perfil. É só clicar aqui

E não custa reforçar: o sonho não pode parar! Encare a quarentena como uma oportunidade de se reinventar. O intercâmbio virtual, além de ser um enorme reforço no seu currículo, será uma porta de entrada para realizações ainda maiores.

E quando tudo isso passar e você decidir fazer um intercâmbio presencial, estará preparado e cheio de confiança para conquistar o mundo!

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais