23.12.2019

Rodrigo Carvalho Redator da Blue

Intercâmbio na Irlanda: o que levar na mala?

    Sua primeira missão do intercâmbio começa ainda no Brasil: fazer as malas!

    Fazer as escolhas certas e se preparar com antecedência pode poupar muita dor de cabeça e evitar que você tenha gastos desnecessários. Nunca deixe pra última hora e lembre-se de fazer um checklist para garantir que não está esquecendo nada. 

    • Evite sobrepeso de bagagem!

      Em voos internacionais, a maioria das companhias aéreas permite um limite de dois volumes de 23 kg para bagagem despachada e 10kg para bagagem de mão (importante: consulte sua companhia aérea para maiores detalhes, pois esses limites podem variar de uma empresa para outra). É claro que você também poderá despachar bagagem extra, pagando um custo adicional, mas essas taxas costumam ser bem salgadas. Portanto, recomendamos que você leve apenas o essencial!

      Bagagem de mão 

      Lembre-se que, na bagagem de mão, não é permitido transportar frascos com mais de 100 ml e objetos pontiagudos ou cortantes.  

      Dito isso, vamos aos itens essenciais:

        1. Documentos, como RG, Passaporte, Carta da Escola e Carta da Acomodação. 
        2. Adaptador de tomada universal 
        3. Carregador/Bateria externa portátil 
        4. Eletrônicos (celular, tablet, notebook)
        5. Remédios de primeira necessidade ou de uso contínuo
        6. Uma muda de roupas, para emergências (nunca se sabe quando você vai derramar café ou ketchup na camisa)


      Evite trazer muitas peças de roupas. Na Irlanda, existem lojas bem conhecidas, como a queridinha Penneys e outras lojas de departamento, onde você pode comprar tudo o que precisa a preços bem acessíveis. 

      • Também, não é necessário trazer muitos produtos de higiene pessoal. Esses itens costumam ser MUITO BARATOS na Irlanda, com preços que variam entre 1 a 3 euros, dependendo do que você está comprando.  Traga apenas o indispensável para os primeiros dias.

        O que levar para o meu intercâmbio na Irlanda?

        A grande verdade é que a Ilha Esmeralda tem um clima bem maluco. Em um único dia, é capaz que você experimente as quatro estações, independentemente da época do ano. O tempo simplesmente vira de uma hora para a outra e você precisa estar preparado pra isso. 
        Então, aqui vai uma listinha básica do que não pode faltar na sua mala para o intercâmbio. 

        Casaco impermeável: 

        Essa é uma peça indispensável para se proteger da chuva, do vento e do frio.  Se você já tem um, traga sem pensar duas vezes. Caso ainda não tenha, garantimos que será um ótimo investimento. Você também pode comprá-lo quando chegar à Irlanda. Assim, já começa economizando espaço na bagagem.

        Calças Jeans:

        Os jeans também são peças muito versáteis, práticas e não precisam ser lavados com tanta frequência. Duas calças são mais do que suficientes para suas primeiras semanas na Irlanda.

        Botas impermeáveis ou sapatos fechados

        O clima na Irlanda é chuvoso e as botas são itens que combinam com várias ocasiões. O modelo é o que menos importa; o mais importante é que você escolha um calçado que proteja da chuva e não seja de pano, para evitar aquela sensação horrível de andar as meias e pés ensopados. 
        Escolha sapatos e tênis confortáveis, já que na sua vida de intercambista, você vai caminhar bastante. Como a maioria das cidades são pequenas, é provável que você  realize a maioria dos seus trajetos a pé. 

        GIRLS ALERT: não traga sapatos de salto alto! Além de ocupar muito espaço na sua mala, você vai correr um sério risco de se machucar nos paralelepípedos e ruas escorregadias da Irlanda . Prefira as sapatilhas, saltos baixos ou botas para os compromissos do dia-a-dia. Mas se, ainda assim, você realmente não abre mão do saltão, esteja preparada para andar devagar e olhar para baixo o tempo todo. 

        Gorro e luvas: 
        No inverno irlandês, esses dois itens vão salvar a sua vida, já que as temperaturas variam entre 3 e 7 graus e a chuva, o vento e - mais raramente - até a neve podem ser bem fortes.  Dê preferência aos gorros que cobrem as orelhas.  Você consegue encontrar essas peças por 3 a 5 euros, em média. 

        Obs: o verão irlandês vai de maio a julho. É a época mais quente do ano na Irlanda, mas ainda pode ser considerada fria para quem vem de lugares mais quentes do Brasil. 

        Traga roupas que você possa vestir e tirar facilmente, à medida que os dias esquentam e esfriam.  As temperaturas médias variam entre 15 ° C a 21 ° C. 
        Ou seja, os biquinis e outros looks de praia não terão muita utilidade por aqui. Porém, aqui vai um conselho de intercambista: traga seu biquíni preferido sim. Durante o intercâmbio, você vai viajar bastante e, com certeza, vai querer passar suas férias e feriados em um lugar quentinho. Quem sabe Malta? A Blue pode te levar pra lá também.

        Medicamentos

        Sempre recomendamos trazer aqueles medicamentos que você não pode comprar na Irlanda sem receita médica de um médico irlandês, como os antibióticos para infecções e resfriados, medicamentos para asma, entre outros. Aqui cabe mais um lembrete para as meninas: caso faça uso de pílulas anticoncepcionais, traga em quantidade suficiente para todo o período do seu intercâmbio, caso contrário, você precisará se consultar com um médico irlandês para conseguir a receita médica. Uma consulta médica na Irlanda não sairá por menos de 50 euros e essa quantia pode fazer muita falta no decorrer do seu intercâmbio. 

        Atenção: não se esqueça de ter em mãos as prescrições médicas de cada medicamento, para apresentar na alfândega, caso seja solicitado quando chegar ao país. 
        Reforçamos que a prescrição brasileira serve apenas para comprovar a sua necessidade de medicamentos, mas não para comprar medicamentos na Irlanda. 

        Dinheiro extra 

        A Blue recomenda todos os intercambistas a trazerem uma quantia extra em dinheiro, além dos 3000 euros exigidos para comprovação financeira na imigração. Em geral, aconselhamos que essa quantia seja de 1200 a 1500 euros. Isso porque o processo de liberação do visto pode levar algumas semanas e, até lá, você precisará de algum dinheiro para as despesas iniciais com produtos de higiene pessoal, travesseiros, roupas, etc. Apenas após a emissão do visto, você poderá fazer uso dos seus 3000 euros. Portanto, invista em uma quantia de segurança para as necessidades básicas. 

        Celular desbloqueado para outras operadoras

         Verifique com a sua operadora se seu celular pode ser usado com  outras operadoras no exterior e se é possível desbloqueá-lo. Seja para procurar emprego ou manter contato com a família, é  importante que você tenha um número irlandês.  Para desbloquear o telefone na Irlanda, você vai gastar pelo menos uns 50 Euros e, às vezes, nem será possível fazer isso.

        Dicas extras de segurança:

          1. Tire cópias do seu passaporte, passagens aéreas, anote os seus número de contato e mantenha guardado na carteira para que você possa ser facilmente localizado em caso se perda.  Lembre-se também de deixar uma cópia dessas informações com uma pessoa de confiança em sua casa no Brasil. 
          2. Mantenha seu passaporte e outros itens importantes em uma bolsa escondida sob a sua roupa
          3. Carregue apenas pequenas quantias de dinheiro com você. Nunca guarde sua carteira com dinheiro no bolso de trás.
          4. Divida seu dinheiro. Leve apenas o que você precisa para esse dia. Não esqueça também dos seus cartões de crédito e/ou débito. 
          5. Se tiver que usar um caixa eletrônico à noite, procure um terminal bem iluminado, em um lugar com intenso movimento de pedestres.

        Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Blue. Ficaremos felizes em ajudá-lo a planejar esse momento tão especial. 


        See you next time!




        VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

        • 18.12.2019

          Rodrigo Carvalho, redator da Blue

          COMO ENCONTRAR UMA ACOMODAÇÃO EM DUBLIN?

          Um dos maiores receios dos intercambistas recém-chegados em Dublin é não encontrar uma acomodação. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes do mundo inteiro e a disputa ...

          LER MAIS
        • 03.12.2019

          Rodrigo Carvalho, redator da Blue

          Empregos para quem está começando a aprender inglês na Irlanda

          Aqui no Blog da Blue, você já descobriu como preparar um bom currículo no estilo europeu e também aprendeu a redigir uma Cover Letter para encantar os recrutadores de emprego. C...

          LER MAIS
        • 03.12.2019

          Rodrigo Carvalho, redator da Blue

          TRABALHO NA IRLANDA: COMO REDIGIR UM CURRÍCULO NO ESTILO EUROPEU?

          Seu CV (Curriculum Vitae) e a Cover Letter são, geralmente, a primeira impressão que você deixa para uma empresa ou organização. Esforce-se para dar o seu melhor nesta etapa, afinal,...

          LER MAIS

        Solicite seu Orçamento

        Vamos lá
        QUAL(IS) O(S) PAÍS(ES) DESEJADO(S)?
        FALE CONOSCO