18.12.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

COMO ENCONTRAR UMA ACOMODAÇÃO EM DUBLIN?

Um dos maiores receios dos intercambistas recém-chegados em Dublin é não encontrar uma acomodação. Todos os anos, a cidade recebe milhares de estudantes do mundo inteiro e a disputa por um cantinho para morar pode ser intensa e, às vezes, desgastante. 

Mas, não entre em pânico! Com o planejamento correto e seguindo as dicas que a Blue preparou neste post, você não terá problemas para encontrar um lugar para aproveitar o melhor de Dublin, seja o seu intercâmbio de curta ou longa duração.

Então, vamos lá?

1. Leve em consideração a localização da sua escola, mas não se limite a isso



É essencial conhecer a área em onde você vai estudar antes de procurar por acomodações. Em um cenário ideal, o melhor é que você more próximo à escola para economizar com transporte e nem precisar acordar muito cedo para não se atrasar para os seus compromissos. 

Mas sabemos que, na vida de um intercambista, nem sempre, o cenário ideal é possível ou cabe no orçamento. Embora, uma “boa localização” tenha o objetivo de facilitar e limitar suas opções, é importante lembrar que o conforto e a distância são relativos. Portanto, existem muitas opções de acomodações distantes do centro que podem ser muito confortáveis.
Além disso, saiba que Dublin é muito bem servida de transporte público de qualidade. Com o Dublin Bus, o Luas (metrô de superfície) e o Dart (rede de trens da Irlanda), você consegue acessar qualquer região de Dublin e cidades vizinhas com muita facilidade. E para quem prefere passeios ao ar livre, ainda é possível utilizar as bicicletas compartilhadas da Dublinbikes

Para ajudar você a se localizar melhor, observe o mapa abaixo com a divisão dos distritos de Dublin e suas respectivas localizações:

Imagem retirada do site Move to Dublin

Repare que a numeração dos bairros de Dublin não seguem uma sequência lógica de distância. Dublin 2, por exemplo, fica bem ao lado de Dublin 8.

2- Capriche na escolha da acomodação para as suas primeiras semanas



Ao entrar na Irlanda, um dos documentos que você precisará apresentar no aeroporto e na imigração é a carta da acomodação. A autorização para permanecer no país é concedida quando você comprova – entre outras coisas-  uma estadia de, no mínimo, uma semana em território irlandês. 

Por isso, ao fechar o seu intercâmbio, a Blue oferece também a possibilidade de reservar uma acomodação temporária.  No geral, recomendamos aos estudantes que reservem esse tipo de acomodação pelo período de duas semanas, para que tenham tempo suficiente de providenciar uma moradia definitiva. A Blue, claro, cuida desses detalhes pra você. Nossos parceiros oferecem duas modalidades de moradia temporária: a acomodação estudantil e a estadia em casa de família

A Acomodação Estudantil é um serviço oferecido por empresas parceiras da Blue Esses alojamentos podem acomodar vários estudantes e, geralmente, incluem sala de jantar, sala de estar com televisão, banheiro, cozinha, área de lazer e quartos individuais ou coletivos. É uma ótima oportunidade de interagir com estudantes de todo o mundo e ter a experiência de viver de forma independente, mas em um ambiente seguro e supervisionado.

A acomodação em casa de família (ou homestay) consiste, basicamente, em se mudar para a residência de uma família anfitriã (host family) e morar com ela! A vantagem deste tipo de acomodação é que você tem direito à alimentação, um lugar aconchegante para dormir e manter suas roupas limpinhas e mata a saudade da sensação de estar em um ambiente familiar. Essas casas costumam ficar nos subúrbios de Dublin, mas existem muitas rotas de ônibus disponíveis para chegar ao centro facilmente.

Cabe a você decidir o tipo de acomodação que mais se adequa ao seu perfil, mas o Team Blue também pode te ajudar nessa decisão. Não hesite em conversar com um dos nossos consultores sobre as suas dúvidas. Nós podemos fazer juntos um balanço dos prós e contras de cada acomodação, baseado no seu estilo de vida, para que você faça a escolha certeira e sem transtornos.

Ao final das duas semanas, pode acontecer de você ainda não ter encontrado uma acomodação definitiva, mas, não tem problema. Existe sempre a possibilidade de prolongar um pouco mais o seu tempo na acomodação estudantil ou homestay. Novamente, o seu consultor Blue poderá te ajudar nessa negociação. A renovação desse tipo de acomodação está sujeita à disponibilidade das vagas.

Hora de procurar um lar para chamar de seu (ou quase isso!)

Quando falamos em acomodação definitiva, estamos nos referindo, no geral, aos apartamentos compartilhados, o tipo de moradia mais popular entre intercambistas.

O processo consiste em, basicamente, buscar uma vaga, candidatar-se, passar por uma breve entrevista com os companheiros de acomodação ou landlord (proprietário do imóvel), fazer um depósito inicial como garantia e arcar com as despesas compartilhadas como: aluguel, contas de energia, gás, internet, etc. Você terá direito a um quarto e poderá desfrutar das outras dependências do apartamento junto com os seus roommates.

A entrevista com o landlord costuma ser bem tranquila. Em geral, ele está mais interessado em saber como você pagará pelo seu quarto, qual sua fonte de renda, sua ocupação e outros assuntos mais burocráticos. Em uma entrevista com companheiros de acomodação, o papo é sobre você, seus hábitos, hobbies, estilo de vida e comportamento em determinadas situações. É praticamente um Big Brother; seus roommates te colocam no paredão e você precisa provar porque você merece ficar na casa! 

Portanto, se você gostou da acomodação, faça os seus futuros companheiros gostarem de você! 

Por onde começar as buscas?

Fique tranquilo. O nosso time de consultores Blue é todo formado por ex-intercambistas e intercambistas (sim, parte da nossa equipe ainda está vivendo essa experiência de perto!). Eles tem muita experiência quando o assunto é procurar acomodações em Dublin. Assim que você chegar por aqui, receberá todas as orientações para economizar tempo e buscar as vagas onde elas realmente estão!

De forma geral, os anúncios de vagas são mais frequentes nos grupos de facebook, grupos de Whatsapp e também no instagram. São grupos fechados e com boa reputação, onde estudantes trocam informações, diariamente, em tempo real. A Blue tem acesso a muitos desses grupos e nosso team ficará muito feliz em compartilhar o “caminho das pedras” com você.

Importante: Ao procurar acomodação em grupos do facebook, whatsapp ou instagram, certifique-se de que o anúncio contenha fotos recentes do local e, acima de tudo, visite o lugar PESSOALMENTE para verificar se as fotos correspondem à realidade. O time da Blue não aconselha nenhum intercambista a fechar sua acomodação “à distância”. Faça tudo pessoalmente!

3. Seja específico em sua busca!