11.11.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

Mas, afinal, onde fica Malta?

Estamos há quase dois meses mostrando a rotina de um intercâmbio em família em Malta. 
Talvez, você já tenha ouvido falar desse bonito país, mas muita gente ainda não sabe onde está localizado esse paraíso de língua inglesa e dias ensolarados. Suas dúvidas acabarão hoje!

Malta é, na verdade, um nome para um grupo de ilhas: "As Ilhas Maltesas", entre as quais uma delas também se chama Malta (a maior de todas).
As outras ilhas maltesas são Gozo, a ilha (quase) inabitada de Comino e as ilhas completamente desertas de Cominotto e Filfla, que são raramente mencionadas.
Existem também as duas ilhas menores chamadas Ilhas de Saint Paul. Elas receberam esse nome em homenagem ao apóstolo Paulo, que sofreu naufrágio nessa região no ano 60 D.C. e, posteriormente, converteu Malta ao cristianismo.

Ainda tem a chamada “Rocha do Fungo (Fungus Rock), que também pode ser considerada uma ilhota, perto da famosa "Blue Window” em Dwejra Bay, na costa oeste de Gozo.
Porém, quando falamos das Ilhas Maltesas, estamos nos referindo, principalmente, à ilha principal de Malta e suas ilhas-irmãs, Gozo e Comino. Este arquipélago é, oficialmente, chamado "República de Malta".

Principais cidades de Malta



Em Malta, não existe exatamente a noção de cidades ou vilas. As ilhas são divididas em 68 conselhos locais. Essa nomenclatura se deve ao fato de que esses territórios são considerados pequenos demais para receberem o status de cidade.

Entretanto, para efeito de identificação e localização, o termo é adotado naturalmente e as principais cidades de Malta são:

Valletta: capital de Malta, patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO e famosa pela Universidade de Malta;

Mdina: conhecida como Città Vecchia (Cidade Antiga), foi a capital de Malta na Idade Média.

Gozo: segunda maior ilha do arquipélago de Malta e também considerada uma cidade. Gozo é mais rural e tem como principal atração as belezas naturais.

Birgu: a Città Vitoriosa é uma cidade fortificada no sudoeste de Malta conhecida por sua tradição militar e marítima;.

Saint Julian’s: cidade localizada no centro de Malta conhecida pela vida noturna agitada, com muitos clubes e baladas

Sliema: é considerado o principal centro turístico e comercial de Malta.


Truquezinho para não esquecer nunca mais!

Existe uma maneira muito fácil de entender a localização de Malta de um jeito divertido. Já reparou que o mapa da Itália se parece com uma grande bota? A bota da Itália parece chutar uma pedra, chamada Ilha da Sicília. Prontinho! Malta está localizada logo abaixo da Sicília, no meio do Mediterrâneo! Para ser mais específico, as ilhas maltesas ficam cerca de 93 km abaixo da Sicília e 290 km a leste da Tunísia, bem no mar Mediterrâneo. 




Por isso, as influências do norte da África são claramente visíveis, como, por exemplo, nas casas de calcário branco-amarelo e seus telhados planos.