Como solicitar meu visto de estudante na Irlanda?

Compartilhe

Uma das maiores dúvidas e preocupações de quem planeja fazer um intercâmbio para a Irlanda é à respeito do processo de obtenção de visto para estudantes. Já começo esse texto dizendo que você pode respirar aliviado. A Irlanda é conhecida por ser um país com pouquíssima burocracia e muito ágil na emissão de documentos para nativos e visitantes. Como nós gostamos de facilitar a sua vida, o post de hoje reúne todos os requisitos para garantir o seu visto de estudos na Irlanda.

É importante lembrar que o processo de solicitação de visto tem pequenas diferenças, dependendo do destino escolhido. Se você planeja ir para Dublin, o primeiro passo é agendar sua entrevista para comparecer à imigração. O processo é online e você deve realizar o agendamento, de preferência, ainda no Brasil. Não se preocupe, o Team Blue dará a você todas as orientações para que não esqueça nenhum detalhe importante. O ideal é marcar sua ida à imigração de 20 a 30 dias após a sua chegada à Irlanda, para que você possa providenciar todos os documentos necessários em tempo hábil.

Nas cidades do interior, como Cork, Galway,e Limerick, por exemplo, não é necessário o agendamento. Você deve comparecer à imigração e será atendido por ordem de chegada.

 Mas, independentemente da cidade, o processo tem duas etapas:

Ao desembarcar no aeroporto, você deve apresentar os seguintes documentos:

– Carta da escola (devidamente aprovada pelo governo da Irlanda), em um curso com duração mínima de 25 semanas. A Blue Intercâmbios envia esta carta com antecedência para você. Check!

Carta de acomodação. O governo irlandês exige um comprovante de acomodação de, no mínimo, uma semana. Se preferir, você pode contratar com a Blue um pacote que inclui acomodação estudantil ou em casa de família para suas primeiras semanas na Irlanda. Check!

Seguro-saúde governamental ou seguro-viagem; (adivinha também quem pode providenciar pra você? Check!)

Passagens de ida e volta (a Blue também cuida disso pra você! Check!)

Comprovação de 3.000 euros, que pode ser em espécie, via cartão e extrato do VTM (Visa Travel Money) ou extrato de conta bancária estrangeira (brasileira ou de banco estrangeiro da sua preferência). Os extratos de conta bancária devem ser de até 30 dias antes do embarque e também da semana do embarque. Você deve ser o titular da conta e apresentar também o cartão que usará para movimentar a conta.

Depois de apresentar todos os documentos, o oficial da imigração carimba o seu passaporte e concede uma autorização de 30 a 90 dias para que você possa regularizar sua permanência na Irlanda. E é esse tempo que você terá para regularizar o seu visto. As etapas iniciais são: encontrar uma acomodação definitiva, abrir conta em um banco irlandês e preparar toda a documentação para o dia que você for até a Imigração (Relaxa! A Blue te dá suporte em todas essas etapas).

Na imigração, a documentação exigida é praticamente a mesma apresentada no aeroporto (reveja o item 1).  A única diferença é que a comprovação dos 3.000 euros, desta vez, não pode ser feita em espécie. Continuam valendo os extratos do cartão VTM, extrato atualizado de conta estrangeira, ou extrato da sua conta recém-aberta na Irlanda.

O processo é bem amigável. Nada de entrevistas super intimidantes, perguntas complicadas ou longos questionários. Com todos os documentos providenciados, você terá autorização para iniciar com tranquilidade a sua incrível jornada na Irlanda!

Ainda ficou com alguma dúvida? Tudo bem! O Team Blue está sempre à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco através do nosso site ou envie um e-mail para hello@blueintercambios.com.br. Se você prefere as redes sociais, siga a Blue Intercâmbios no Instagram  e curta a nossa página no facebook.

Até o próximo post!

Cadastre-se na nossa Newsletter

posts relacionados

Giant’s Causeway

Localizado na costa norte da Irlanda do Norte, o Giant’s Causeway é um dos destinos mais fascinantes para estudantes internacionais e intercambistas explorarem durante sua

Leia mais

Ilhas Aran

Localizadas na entrada da Baía de Galway, na costa oeste da Irlanda, as Ilhas Aran consistem em três ilhas rochosas: Inishmore, Inishmaan e Inisheer. Conhecidas

Leia mais

Killarney National Park

O Killarney National Park, localizado no sudoeste da Irlanda, no condado de Kerry, é um verdadeiro tesouro nacional que oferece uma combinação única de lagos

Leia mais