04.11.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

COMO SOLICITAR MEU VISTO DE ESTUDANTE NA iRLANDA?

Uma das maiores dúvidas e preocupações de quem planeja fazer um intercâmbio para a Irlanda é à respeito do processo de obtenção de visto para estudantes. Já começo esse texto dizendo que você pode respirar aliviado. A Irlanda é conhecida por ser um país com pouquíssima burocracia e muito ágil na emissão de documentos para nativos e visitantes. Como nós gostamos de facilitar a sua vida, o post de hoje reúne todos os requisitos para garantir o seu visto de estudos na Irlanda.

É importante lembrar que o processo de solicitação de visto tem pequenas diferenças, dependendo do destino escolhido. Se você planeja ir para Dublin, o primeiro passo é agendar sua entrevista para comparecer à imigração. O processo é online e você deve realizar o agendamento, de preferência, ainda no Brasil. Não se preocupe, o Team Blue dará a você todas as orientações para que não esqueça nenhum detalhe importante. O ideal é marcar sua ida à imigração de 20 a 30 dias após a sua chegada à Irlanda, para que você possa providenciar todos os documentos necessários em tempo hábil.

Nas cidades do interior, como Cork, Galway,e Limerick, por exemplo, não é necessário o agendamento. Você deve comparecer à imigração e será atendido por ordem de chegada.

 Mas, independentemente da cidade, o processo tem duas etapas:

Ao desembarcar no aeroporto, você deve apresentar os seguintes documentos:

- Carta da escola (devidamente aprovada pelo governo da Irlanda), em um curso com duração mínima de 25 semanas. A Blue Intercâmbios envia esta carta com antecedência para você. Check!

Carta de acomodação. O governo irlandês exige um comprovante de acomodação de, no mínimo, uma semana. Se preferir, você pode contratar com a Blue um pacote que inclui acomodação estudantil ou em casa de família para suas primeiras semanas na Irlanda. Check!

Seguro-saúde governamental ou seguro-viagem; (adivinha também quem pode providenciar pra você? Check!)

Passagens de ida e volta (a Blue também cuida disso pra você! Check!)

Comprovação de 3.000 euros, que pode ser em espécie, via cartão e extrato do VTM (Visa Travel Money) ou extrato de conta bancária estrangeira (brasileira ou de banco estrangeiro da sua preferência). Os extratos de conta bancária devem ser de até 30 dias antes do embarque e também da semana do embarque. Você deve ser o titular da conta e apresentar também o cartão que usará para movimentar a conta.

Depois de apresentar todos os documentos, o oficial da imigração carimba o seu passaporte e concede uma autorização de 30 a 90 dias para que você possa regularizar sua permanência na Irlanda. E é esse tempo que você terá para regularizar o seu visto. As etapas iniciais são: encontrar uma acomodação definitiva, abrir conta em um banco irlandês e preparar toda a documentação para o dia que você for até a Imigração (Relaxa! A Blue te dá suporte em todas essas etapas).

Na imigração, a documentação exigida é praticamente a mesma apresentada no aeroporto (reveja o item 1).  A única diferença é que a comprovação dos 3.000 euros, desta vez, não pode ser feita em espécie. Continuam valendo os extratos do cartão VTM, extrato atualizado de conta estrangeira, ou extrato da sua conta recém-aberta na Irlanda.

O processo é bem amigável. Nada de entrevistas super intimidantes, perguntas complicadas ou longos questionários. Com todos os documentos providenciados, você terá autorização para iniciar com tranquilidade a sua incrível jornada na Irlanda!

Ainda ficou com alguma dúvida? Tudo bem! O Team Blue está sempre à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco através do nosso site ou envie um e-mail para hello@blueintercambios.com.br. Se você prefere as redes sociais, siga a Blue Intercâmbios no Instagram  e curta a nossa página no facebook.

Até o próximo post!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

  • 05.06.2020

    Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

    Coronavírus: primeiro-ministro da Irlanda anuncia aceleração do plano de reabertura do país

    O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, anunciou hoje (05/06) que o plano de reabertura do país será acelerado e terá duração reduzida.Agora ele passará de cinco para quatro fase...

    LER MAIS
  • 28.05.2020

    Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

    Coronavírus: novas regras para chegadas na Irlanda entram em vigor hoje

    O governo irlandês segue atualizando suas medidas de contenção ao novo coronavírus.A partir de quinta-feira (dia 28/05), todos os passageiros que chegam ao país são legalmente obriga...

    LER MAIS
  • 27.05.2020

    Rodrigo Carvalho - Redator da Blue

    COMO LEVAR O SEU PET PARA O INTERCÂMBIO NA IRLANDA ATUALIZADO 2020)

    Quem tem um animal de estimação, sabe que eles não são simplesmente criaturinhas fofas que nos servem de companhia, mas sim membros importantes de nossa família. Por isso, para inter...

    LER MAIS

Solicite seu Orçamento

Vamos lá
QUAL(IS) O(S) PAÍS(ES) DESEJADO(S)?
FALE CONOSCO