04.11.2019

Rodrigo Carvalho, redator da Blue

5 motivos para ir para a Irlanda o mais rápido possível

Todos os anos, de 19.000 a 23.000 estudantes internacionais chegam para estudar na Irlanda! Não é de se admirar que ela tenha se tornado um dos destinos favoritos também dos estudantes brasileiros.

Os motivos são muitos, mas hoje, vamos contar pra você 5 motivos para você voar para terras irlandesas imediatamente!

 1- FACILIDADE NA OBTENÇÃO DE VISTO (COM POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO) 

Se a Irlanda fosse um ser humano, eu diria que ela seria aquela pessoa gente boa, bem-humorada, que adora receber os amigos e faz de tudo para você se sentir em casa. O país adora acolher “mentes criativas” e, talvez por isso, exista o mínimo de burocracia na hora de emitir o visto para estudantes.

O processo é bem amigável. Nada de entrevistas super intimidantes, perguntas complicadas ou longos questionários. Com todos os documentos providenciados, você terá autorização para iniciar com tranquilidade a sua incrível jornada na Irlanda.

Qual visto eu irei receber?

O visto é o Stamp 2, que permite que você frequente aulas regulares, trabalhe até 20 horas durante o período escolar e até 40 horas durante o período considerado pelos irlandeses como alta temporada. O Stamp 2 tem validade de 8 meses e existe a possibilidade de renová-lo por duas vezes, dando um total de 2 anos de visto.



E, claro, não deixe de acompanhar o nosso instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

 2- APRENDER INGLÊS COM FALANTES NATIVOS (E FELIZES!) 



Uma pesquisa realizada pela Page Personnel, uma empresa de recrutamento mundial, revelou que, em 10 anos,  todas as empresas exigirão domínio da língua inglesa. É claro que você não precisa esperar uma década inteira para começar a se preparar. Aprender um novo idioma é sempre muito estimulante e se mudar para um país de língua inglesa é a maneira mais eficaz de aprender inglês.

O inglês é uma das línguas oficiais da Irlanda. Isso significa que, além de estudar em uma escola de idiomas super conceituada (que a Blue vai escolher a dedo junto com você), você terá a oportunidade de continuar praticando o idioma 24h por dia, antes e depois das aulas.

Os irlandeses são muito extrovertidos e amigáveis. Estão sempre dispostos a ajudar, dar conselhos e encorajar todos ao seu redor. A reputação alegre e cordial do irlandês é conhecida no mundo inteiro. Então, não é difícil encontrar alguém para "praticar" uma conversa no balcão do bar, na fila do supermercado ou no ponto de ônibus.

Quer mais uma vantagem? O sotaque irlandês será um grande diferencial no seu currículo. A maioria dos profissionais de língua inglesa (professores, tradutores, etc) adota, por padrão, o sotaque americano ou britânico. Imagina só chegar no seu futuro emprego falando em um charmoso e exótico irish accent?
Aprender inglês permite que você se comunique em praticamente todos os cantos do mundo e o ajuda em muitas situações e diferentes áreas, dando um impulso decisivo à sua carreira, já que ajudará você a encontrar um emprego em qualquer lugar do planeta, mesmo que você não domine o idioma do país de destino. 

Para finalizar, embora, para muitos, aprender inglês pareça ser um bicho-de-sete-cabeças, pode ser mais fácil do que você imagina. Comparado a muitas línguas (inclusive, o nosso português), o inglês tem uma gramática relativamente simples e não exige muito tempo para que você absorva os principais padrões para manter uma conversação fluente.


 3- POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL 



Me arisco a dizer que esse é um dos pontos mais importantes dessa lista. A possibilidade de construir uma carreira na Irlanda é a razão que mais motiva as pessoas a prolongarem sua permanência no país. Na capital, Dublin, o crescimento profissional é tão intenso que a cidade já tem sido chamada de “Vale do Silício da Europa”.

Muitas multinacionais como a Apple, Amazon, Ebay, Microsoft, Google, Facebook, HP, LinkedIn e Etsy estão montando sua sede européia em Dublin, atraindo desde corporações de renome internacional a startups de tecnologia. Estima-se que mais de 7.000 profissionais estejam trabalhando nessa área. Com uma avalanche de experiências profissionais, estágios, empregos, a Irlanda é o lugar ideal para quem almeja dar um upgrade na carreira.

Eu sei que você deve estar pensando: “Mas, poxa, o meu inglês ainda é super básico. Como vou conseguir trabalho?”

Se você ainda não se sente confiante ao falar inglês ou acha que não reuniu as qualificações necessárias para o emprego dos sonhos na sua área, essa é uma ótima oportunidade de se reinventar. Dublin é uma cidade de potencial turístico enorme, repleta de pubs, restaurantes, hotéis e lojas de departamento. Existem muitas vagas disponíveis como Cleaner, Housekeeper (Serviços Gerais), Bar Staff, Floor Staff (atendimento em bares e restaurantes), Kitchen Porter, Catering Assistant (tarefas de cozinha) e Sales (Vendas). Não se preocupe com os termos, em breve, faremos um post com os detalhes de cada função.

Nessas atividades, você pode interagir com dezenas de pessoas todos os dias, mergulhando no idioma e na cultura de forma espontânea. Você vai aprimorar ainda mais o seu inglês interagindo com situações do cotidiano e ainda tem a possibilidade de fazer contatos para futuras oportunidades de trabalho.
(Falando nisso, sabia que a Blue Intercâmbios oferece, em Dublin, um workshop para ajudar você a se preparar para o mercado de trabalho na Irlanda? São dicas imperdíveis sobre profissões, como preparar o currículo, mandar bem na entrevista de emprego e outros segredos para impressionar os recrutadores irlandeses!).


 4- A IRLANDA É UM GRANDE HAPPY HOUR INTERNACIONAL